A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/186206 |
Resumo: | A história da Educação Física parece ter uma multiplicidade de caminhos e concepções, dividindo-se, epistemologicamente, a área em concepções críticas ou tradicionalistas. Propõe-se, neste artigo, como o objeto de estudo da Educação Física a Capacidade Motora, atribuindo a área, como função específica, fomentar essa potencialidade no desenvolvimento humano. Entende-se que o desenvolvimento motriz humano é uma alternativa na prática escolar e visa superar o trato pedagógico sem cindir corpo e mente, questionando a fragmentação do ser social estranhado no tempo presente. Assim, buscou-se propor um conceito norteador diferenciado dos contemporâneos para Educação Física. Na fundamentação da proposta utilizou-se a Teoria Histórico-Cultural, articulando a categorias filosóficas lukasciana e aos pressupostos filosóficos marxiano, perspectivando a totalidade, a realidade social ou a prática em que a Educação Física atua. |
id |
USP-35_231ca2880328def21345c6fa009546b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186206 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-culturalThe school practice of physical education: the motor capacity out of the historical-cultural psychologyEpistemology of Physical EducationMotor capacityHistorical-cultural theoryIntegral developmentEpistemologia da Educação FísicaDesenvolvimento motrizTeoria histórico-culturalDesenvolvimento integralA história da Educação Física parece ter uma multiplicidade de caminhos e concepções, dividindo-se, epistemologicamente, a área em concepções críticas ou tradicionalistas. Propõe-se, neste artigo, como o objeto de estudo da Educação Física a Capacidade Motora, atribuindo a área, como função específica, fomentar essa potencialidade no desenvolvimento humano. Entende-se que o desenvolvimento motriz humano é uma alternativa na prática escolar e visa superar o trato pedagógico sem cindir corpo e mente, questionando a fragmentação do ser social estranhado no tempo presente. Assim, buscou-se propor um conceito norteador diferenciado dos contemporâneos para Educação Física. Na fundamentação da proposta utilizou-se a Teoria Histórico-Cultural, articulando a categorias filosóficas lukasciana e aos pressupostos filosóficos marxiano, perspectivando a totalidade, a realidade social ou a prática em que a Educação Física atua.The history of Physical Education seems to have a multiplicity of paths and conceptions, epistemologically dividing the area into critical or traditionalist conceptions. In this article, Motor Capacity is proposed as the object of study of Physical Education, assigning the area, as a specific function, to foster this potential in human development. It is understood that human motor development is an alternative in school practice and aims to overcome the pedagogical approach without splitting body and mind, questioning the fragmentation of the estranged social being in the present time. Thus, we sought to propose a guiding concept different from contemporary ones for Physical Education. In the grounds of the proposal, the Historical-Cultural Theory was used, articulating Lukascia's philosophical categories and Marxian philosophical assumptions, viewing the totality, the social reality or the practice in which Physical Education operates.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18620610.11606/issn.1981-4690.2023e37186206Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 (2023); e37186206Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 (2023); e37186206Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 (2023); e371862061981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/186206/203037Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Carlos Henrique FerreiraRizzo, Marco Antonio LimaMarques Júnior, Waldemar2024-02-23T21:51:57Zoai:revistas.usp.br:article/186206Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2024-02-23T21:51:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural The school practice of physical education: the motor capacity out of the historical-cultural psychology |
title |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural Magalhães, Carlos Henrique Ferreira Epistemology of Physical Education Motor capacity Historical-cultural theory Integral development Epistemologia da Educação Física Desenvolvimento motriz Teoria histórico-cultural Desenvolvimento integral |
title_short |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
title_sort |
A prática escolar da Educação Física: a capacidade motora a partir da psicologia histórico-cultural |
author |
Magalhães, Carlos Henrique Ferreira |
author_facet |
Magalhães, Carlos Henrique Ferreira Rizzo, Marco Antonio Lima Marques Júnior, Waldemar |
author_role |
author |
author2 |
Rizzo, Marco Antonio Lima Marques Júnior, Waldemar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Carlos Henrique Ferreira Rizzo, Marco Antonio Lima Marques Júnior, Waldemar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemology of Physical Education Motor capacity Historical-cultural theory Integral development Epistemologia da Educação Física Desenvolvimento motriz Teoria histórico-cultural Desenvolvimento integral |
topic |
Epistemology of Physical Education Motor capacity Historical-cultural theory Integral development Epistemologia da Educação Física Desenvolvimento motriz Teoria histórico-cultural Desenvolvimento integral |
description |
A história da Educação Física parece ter uma multiplicidade de caminhos e concepções, dividindo-se, epistemologicamente, a área em concepções críticas ou tradicionalistas. Propõe-se, neste artigo, como o objeto de estudo da Educação Física a Capacidade Motora, atribuindo a área, como função específica, fomentar essa potencialidade no desenvolvimento humano. Entende-se que o desenvolvimento motriz humano é uma alternativa na prática escolar e visa superar o trato pedagógico sem cindir corpo e mente, questionando a fragmentação do ser social estranhado no tempo presente. Assim, buscou-se propor um conceito norteador diferenciado dos contemporâneos para Educação Física. Na fundamentação da proposta utilizou-se a Teoria Histórico-Cultural, articulando a categorias filosóficas lukasciana e aos pressupostos filosóficos marxiano, perspectivando a totalidade, a realidade social ou a prática em que a Educação Física atua. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/186206 10.11606/issn.1981-4690.2023e37186206 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/186206 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.2023e37186206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/186206/203037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 37 (2023); e37186206 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 37 (2023); e37186206 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 37 (2023); e37186206 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935199252480 |