The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas. |
id |
USP-35_3d1b9ec1c277e7c49673ae6d0171c32b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187917 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blogA inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blogDigital platformIndigenous knowledgeCorporealitiesPhysical EducationPlataforma digitalSaberes indígenasCorporalidadesEducação FísicaEste artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas.This article aims to verify the perception of a group of Physical Education teachers regarding the viability of a blog as an auxiliary tool for the insertion of indigenous knowledge, especially their corporealities, in the school environment, especially in Professional and Technological Education. The research is of a qualitative nature, and a questionnaire was used as an instrument for the collection and production of data. As main results, we found that the blog is a valid resource for teachers to be able to develop pedagogical proposals about indigenous knowledge, in addition to having good accessibility and functionality. Therefore, we believe that the blog can provide subsidies for the structuring of actions in the school environment, facilitating access to content about diversity and alterity, which, in turn, will result in benefits concerning the reduction of prejudices against indigenous peoples and their cultures.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18791710.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-1141981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917/173558Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani 2021-07-18T01:26:21Zoai:revistas.usp.br:article/187917Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:26:21Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog A inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blog |
title |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
spellingShingle |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog Ferreira, Fabrício Gurkewicz Digital platform Indigenous knowledge Corporealities Physical Education Plataforma digital Saberes indígenas Corporalidades Educação Física |
title_short |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
title_full |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
title_fullStr |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
title_full_unstemmed |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
title_sort |
The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog |
author |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz |
author_facet |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani |
author_role |
author |
author2 |
Felzke, Lediane Fani |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital platform Indigenous knowledge Corporealities Physical Education Plataforma digital Saberes indígenas Corporalidades Educação Física |
topic |
Digital platform Indigenous knowledge Corporealities Physical Education Plataforma digital Saberes indígenas Corporalidades Educação Física |
description |
Este artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917/173558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935486562304 |