The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Felzke, Lediane Fani
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917
Resumo: Este artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas.
id USP-35_3d1b9ec1c277e7c49673ae6d0171c32b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187917
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blogA inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blogDigital platformIndigenous knowledgeCorporealitiesPhysical EducationPlataforma digitalSaberes indígenasCorporalidadesEducação FísicaEste artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas.This article aims to verify the perception of a group of Physical Education teachers regarding the viability of a blog as an auxiliary tool for the insertion of indigenous knowledge, especially their corporealities, in the school environment, especially in Professional and Technological Education. The research is of a qualitative nature, and a questionnaire was used as an instrument for the collection and production of data. As main results, we found that the blog is a valid resource for teachers to be able to develop pedagogical proposals about indigenous knowledge, in addition to having good accessibility and  functionality. Therefore, we believe that the blog can provide subsidies for the structuring of actions in the school environment, facilitating access to content about diversity and alterity, which, in turn, will result in benefits concerning the reduction of prejudices against indigenous peoples and their  cultures.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18791710.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-1141981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917/173558Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Fabrício Gurkewicz Felzke, Lediane Fani 2021-07-18T01:26:21Zoai:revistas.usp.br:article/187917Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:26:21Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
A inserção dos conhecimentos indígenas na escola: possibilidades por meio de um blog
title The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
spellingShingle The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Digital platform
Indigenous knowledge
Corporealities
Physical Education
Plataforma digital
Saberes indígenas
Corporalidades
Educação Física
title_short The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
title_full The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
title_fullStr The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
title_full_unstemmed The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
title_sort The insertion of indigenous knowledge in school: possibilities through a blog
author Ferreira, Fabrício Gurkewicz
author_facet Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Felzke, Lediane Fani
author_role author
author2 Felzke, Lediane Fani
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fabrício Gurkewicz
Felzke, Lediane Fani
dc.subject.por.fl_str_mv Digital platform
Indigenous knowledge
Corporealities
Physical Education
Plataforma digital
Saberes indígenas
Corporalidades
Educação Física
topic Digital platform
Indigenous knowledge
Corporealities
Physical Education
Plataforma digital
Saberes indígenas
Corporalidades
Educação Física
description Este artigo tem por objetivo verificar a percepção de um grupo de professores de Educação Física sobre a viabilidade de um blog como uma ferramenta auxiliar para a inserção de conhecimentos indígenas, em especial as suas corporalidades, no espaço escolar, sobretudo na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que foi utilizado um questionário como instrumento para a produção dos dados. Como principais resultados, constatamos que o blog é um recurso válido para que os professores consigam desenvolver propostas pedagógicas acerca dos conhecimentos indígenas, além de ter boa acessibilidade e funcionalidade. Portanto, acreditamos que o blog pode trazer subsídios para a estruturação de ações no âmbito escolar facilitando o acesso a conteúdos sobre diversidade e alteridade que, por sua vez, resultarão em benefícios na diminuição dos preconceitos em relação aos povos indígenas e suas culturas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp107-114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187917/173558
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 107-114
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935486562304