O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809 |
Resumo: | Este estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária. |
id |
USP-35_4186d6bee1ff5a708fdbea75900fbc6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166809 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação FísicaWhat students think about professional formation in physical educationProfessional choicesFocal groupKnowledgeProfessional educationEscolhas profissionaisGrupo focalConhecimentoEnsino profissionalEste estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária.This study aimed to verify what students think about the process of professional formation and what guidance the students themselves for the selection of relevant knowledge to subsidize their professional performance. To this end, we chose the research technique of focus groups, with two groups of Physical Education students of Maringa State University. In one group, we had seven students from first to third year of the course and the other group made up of five students from the third and fourth graduation year. Each meeting originated video and audio data, transcribed and analyzed later to identify standards applicable to the problem of study. We identified two themes: a) Considerations about the training course and expectations for professional field in Physical Education, which portrayed the impact of curricular setting of the course and the impact of teacher action on career orientation; b) the use of knowledge by students of Physical Education, which describes the characteristics of knowledge networks established by students in the formation process. These categories shows that the demands in the labor market has led the professional training to adapt their content and curricula, although these changes were not reflected in terms of professional formation, nor beheld the conceptions of teachers in relation to professional education, highlighting weaknesses in the logic of university formation.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16680910.11606/1807-5509201800020263Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 263-276Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 263-276Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 263-2761981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809/159420Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Rubiane GiovaniLara, Larissa Michelle2020-07-13T01:24:48Zoai:revistas.usp.br:article/166809Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2020-07-13T01:24:48Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física What students think about professional formation in physical education |
title |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
spellingShingle |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física Fonseca, Rubiane Giovani Professional choices Focal group Knowledge Professional education Escolhas profissionais Grupo focal Conhecimento Ensino profissional |
title_short |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
title_full |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
title_fullStr |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
title_full_unstemmed |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
title_sort |
O que pensam os estudantes sobre a formação profissional em Educação Física |
author |
Fonseca, Rubiane Giovani |
author_facet |
Fonseca, Rubiane Giovani Lara, Larissa Michelle |
author_role |
author |
author2 |
Lara, Larissa Michelle |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Rubiane Giovani Lara, Larissa Michelle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional choices Focal group Knowledge Professional education Escolhas profissionais Grupo focal Conhecimento Ensino profissional |
topic |
Professional choices Focal group Knowledge Professional education Escolhas profissionais Grupo focal Conhecimento Ensino profissional |
description |
Este estudo teve como propósito verificar o que pensam os estudantes sobre o processo de formação profissional e quais as orientações dos próprios alunos para a seleção de conhecimentos considerados relevantes para subsidiar sua atuação profissional. Para tanto, optamos pela técnica de Grupos Focais, com dois grupos de estudantes de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá: um com sete alunos de primeiro ao terceiro ano do curso e o outro constituído por cinco alunos do terceiro e quarto ano do curso. Cada encontro originou material de vídeo e áudio, transcrito e analisado posteriormente de forma a identificar padrões relacionados e aplicados ao problema de estudo. Identificamos duas categorias temáticas: a) Considerações sobre o curso de formação e expectativas para o campo profissional na Educação Física, que retratou o impacto da configuração curricular do curso e o impacto da ação docente na orientação profissional; b) Uso dos conhecimentos pelos estudantes de Educação Física, que descreve as características das redes de conhecimentos estabelecidas pelos estudantes no processo de formação. Tais categorias demonstraram que as demandas no mercado de trabalho levou a área a adaptar seus conteúdos e currículos, embora tais mudanças não tenham refletido nas condições da formação profissional, nem tampouco contemplaram as concepções dos docentes em relação ao ensino profissional, ressaltando fragilidades na lógica da formação universitária. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809 10.11606/1807-5509201800020263 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201800020263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/166809/159420 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 32 n. 2 (2018); 263-276 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 32 Núm. 2 (2018); 263-276 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 32 No. 2 (2018); 263-276 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934070984704 |