Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895 |
Resumo: | Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção. |
id |
USP-35_41e2656c8947c57e7d3435465477b1d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45895 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliaçãoCalidad de vida: abordajes, conceptos y evaluaciíonQuality of life: approaches, concepts and assessmentCalidad de vidaFormación de conceptoClasificaciónQualidade de vidaFormação de conceitoClassificaçãoQuality of lifeConcept formationClassificationApesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção.A pesar de la gran relevancia social, el tema calidad de vida presenta imprecisiones teórico/metodológicas, rasgo que dificulta la investigación, el diálogo entre las diferentes áreas que trabajan con el tema, principalmente, en la aplicación del conocimiento producido para mejorar la calidad de vida de la población. En la búsqueda para contribuir para aclarar el concepto, este estudio tuvo como objetivo, a partir de la lectura, discusión y análisis de la literatura especializada, presentar los principales abordajes, conceptos y propuestas de clasificación y evaluación de la calidad de vida. Se observó que los abordajes y conceptos sobre la calidad de vida se presentan en la literatura de forma diversificada y, por veces, divergentes. La falta de consenso teórico lleva muchas pesquisas a utilizaren conceptos como salud, bienestar y estilo de vida como sinónimos para calidad de vida. Nuevos abordajes epistemológicos en el estudio del tema son necesarios, así como estudios que investiguen la calidad de vida en situaciones de intervención.Despite the great social relevance, the theme quality of life presents theoretical/methodological inaccuracies, fact that makes difficult the investigation, the dialogue among the different areas that deal with the theme, and mainly, the application of the knowledge produced in the improvement of the population's quality of life. In order to contribute for a clarification of the concept, this study had as objective, through the reading, discussion and analysis of the specialized literature, to present the main approaches, concepts and proposals of classification and assessment of quality of life. It was verified that the approaches and conceptualizations about quality of life are presented in the literature in a varied way and, many times, divergent. The lack of theoretical consensus makes many researches to use concepts as health, well-being and life style, as synonyms for quality of life. New approaches in epistemological study of the topic are necessary as well as studies analyzing the quality of life in times of intervention are needed.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/4589510.1590/S1807-55092012000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 241-250Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 241-250Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 241-2501981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895/49498Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Érico FeldenTeixeira, Clarissa StefaniSantos, Anderlei dos2012-10-11T16:23:16Zoai:revistas.usp.br:article/45895Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-10-11T16:23:16Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação Calidad de vida: abordajes, conceptos y evaluaciíon Quality of life: approaches, concepts and assessment |
title |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
spellingShingle |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação Pereira, Érico Felden Calidad de vida Formación de concepto Clasificación Qualidade de vida Formação de conceito Classificação Quality of life Concept formation Classification |
title_short |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
title_full |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
title_fullStr |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
title_full_unstemmed |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
title_sort |
Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação |
author |
Pereira, Érico Felden |
author_facet |
Pereira, Érico Felden Teixeira, Clarissa Stefani Santos, Anderlei dos |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Clarissa Stefani Santos, Anderlei dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Érico Felden Teixeira, Clarissa Stefani Santos, Anderlei dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Calidad de vida Formación de concepto Clasificación Qualidade de vida Formação de conceito Classificação Quality of life Concept formation Classification |
topic |
Calidad de vida Formación de concepto Clasificación Qualidade de vida Formação de conceito Classificação Quality of life Concept formation Classification |
description |
Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida apresenta imprecisões teórico/metodológicas o que dificulta a investigação, o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema e, principalmente, a aplicação do conhecimento produzido na melhoria da qualidade de vida da população. Buscando contribuir para a clarificação do conceito este estudo teve como objetivo, a partir da leitura, discussão e análise da literatura especializada, apresentar as principais abordagens, conceitos e propostas de classificação e avaliação da qualidade de vida. Verificou-se que as abordagens e conceitualizações sobre a qualidade de vida se apresentam na literatura de forma diversificada, e, por vezes, divergentes. A falta de consenso teórico leva muitas pesquisas a utilizarem conceitos como saúde, bem estar e estilo de vida como sinônimos de qualidade de vida. Novas abordagens epistemológicas no estudo do tema são necessárias bem como estudos que analisem a qualidade de vida em situações de intervenção. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895 10.1590/S1807-55092012000200007 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092012000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895/49498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 26 n. 2 (2012); 241-250 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 26 Núm. 2 (2012); 241-250 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 26 No. 2 (2012); 241-250 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931954958336 |