Educação física escolar: estado da arte e direções futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betti, Mauro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferraz, Osvaldo Luiz, Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847
Resumo: O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar.
id USP-35_512a08cc08653a1f1072ab6d1de09605
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16847
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação física escolar: estado da arte e direções futuras School physical education: present state and future directions Physical EducationProfessionTeachingScientific ResearchEducação física escolarProfissãoEnsinoPesquisa científica O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar. The aim of this paper is to characterize and discuss the School Physical Education as a profession and sub-area of research in the broader academic field of Physical Education and educational research. To do that, it initially defines the difference between research in School Physical Education from research about School Physical Education, and point out the themes and research hypotheses for this subarea. It also analyses 289 articles characterized as research in School Physical Education, published in 11 Brazilian periodicals, classifying them in the following categories: "level of schooling", "bodily practice" and "theme". The results indicate that the majority of studies are carried out in elementary school, in "games" and "sports", and in descriptive and interpretative research in School Physical Education practices in several dimensions and interrelations. In conclusion, it points to the need to a focus in the research in teaching, the implementation of public curricula, and teacher education. Finally, it alerts to the need for Brazilian postgraduate programs in the academic field of physical education to invest more in research in School Physical Education subarea. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1684710.1590/S1807-55092011000500011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 (2011): Número Especial; 105-115 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 (2011): Número especial; 105-115 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 (2011): special issue; 105-115 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847/18560Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBetti, MauroFerraz, Osvaldo LuizDantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho2012-05-22T12:49:57Zoai:revistas.usp.br:article/16847Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:49:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
School physical education: present state and future directions
title Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
spellingShingle Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
Betti, Mauro
Physical Education
Profession
Teaching
Scientific Research
Educação física escolar
Profissão
Ensino
Pesquisa científica
title_short Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
title_full Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
title_fullStr Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
title_full_unstemmed Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
title_sort Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
author Betti, Mauro
author_facet Betti, Mauro
Ferraz, Osvaldo Luiz
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
author_role author
author2 Ferraz, Osvaldo Luiz
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betti, Mauro
Ferraz, Osvaldo Luiz
Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Education
Profession
Teaching
Scientific Research
Educação física escolar
Profissão
Ensino
Pesquisa científica
topic Physical Education
Profession
Teaching
Scientific Research
Educação física escolar
Profissão
Ensino
Pesquisa científica
description O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847
10.1590/S1807-55092011000500011
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092011000500011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847/18560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 (2011): Número Especial; 105-115
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 (2011): Número especial; 105-115
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 (2011): special issue; 105-115
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931512459264