Educação física escolar: estado da arte e direções futuras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar. |
id |
USP-35_512a08cc08653a1f1072ab6d1de09605 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16847 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras School physical education: present state and future directions Physical EducationProfessionTeachingScientific ResearchEducação física escolarProfissãoEnsinoPesquisa científica O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar. The aim of this paper is to characterize and discuss the School Physical Education as a profession and sub-area of research in the broader academic field of Physical Education and educational research. To do that, it initially defines the difference between research in School Physical Education from research about School Physical Education, and point out the themes and research hypotheses for this subarea. It also analyses 289 articles characterized as research in School Physical Education, published in 11 Brazilian periodicals, classifying them in the following categories: "level of schooling", "bodily practice" and "theme". The results indicate that the majority of studies are carried out in elementary school, in "games" and "sports", and in descriptive and interpretative research in School Physical Education practices in several dimensions and interrelations. In conclusion, it points to the need to a focus in the research in teaching, the implementation of public curricula, and teacher education. Finally, it alerts to the need for Brazilian postgraduate programs in the academic field of physical education to invest more in research in School Physical Education subarea. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1684710.1590/S1807-55092011000500011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 (2011): Número Especial; 105-115 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 (2011): Número especial; 105-115 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 (2011): special issue; 105-115 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847/18560Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBetti, MauroFerraz, Osvaldo LuizDantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho2012-05-22T12:49:57Zoai:revistas.usp.br:article/16847Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:49:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras School physical education: present state and future directions |
title |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
spellingShingle |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras Betti, Mauro Physical Education Profession Teaching Scientific Research Educação física escolar Profissão Ensino Pesquisa científica |
title_short |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
title_full |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
title_fullStr |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
title_full_unstemmed |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
title_sort |
Educação física escolar: estado da arte e direções futuras |
author |
Betti, Mauro |
author_facet |
Betti, Mauro Ferraz, Osvaldo Luiz Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Osvaldo Luiz Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betti, Mauro Ferraz, Osvaldo Luiz Dantas, Luiz Eduardo Pinto Basto Tourinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical Education Profession Teaching Scientific Research Educação física escolar Profissão Ensino Pesquisa científica |
topic |
Physical Education Profession Teaching Scientific Research Educação física escolar Profissão Ensino Pesquisa científica |
description |
O objetivo deste artigo é caracterizar e problematizar a Educação Física Escolar como prática profissional e subárea de pesquisa no campo mais amplo da Educação Física e das investigações educacionais. Para tal, inicialmente delimita o que é pesquisa em Educação Física Escolar, distinguindo-a da pesquisa sobre Educação Física Escolar, e quais seriam os objetos e hipóteses de pesquisa significativos para esta subárea. A seguir, analisa 289 artigos caracterizados como pesquisa em Educação Física Escolar, publicados em 11 periódicos (revistas) brasileiras, classificando-os nas categorias "ciclo de escolarização", "prática corporal " e "tema" investigados. Os resultados indicam que predominam os estudos no ensino fundamental, nas práticas "jogo" e "esporte", e pesquisas de cunho descritivo-interpretativo das aulas de Educação Física em várias dimensões e interrelações. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos da didática, da implementação dos programas (currículos) formulados no bojo das políticas públicas, e da formação de professores. Por fim, alerta para a necessidade dos programas de pós-graduação em Educação Física no Brasil investirem mais nas pesquisas em Educação Física Escolar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847 10.1590/S1807-55092011000500011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092011000500011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16847/18560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 (2011): Número Especial; 105-115 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 (2011): Número especial; 105-115 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 (2011): special issue; 105-115 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931512459264 |