Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de "feedback" extrínseco de 100% e 33%. O "feedback" extrínseco manipulado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. A prática aleatória sozinha e em combinação com a prática constante foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado, em relação à fase anterior. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco, uma vez que não foi constatada ocorrência de aprendizagem. |
id |
USP-35_514ad8ffdfecdee0185585dfb04ac268 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16686 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras Practice structure and extrinsic feedback frequency in learning motor skills Estrutura de práticaFreqüência de "feedback" extrínsecoAprendizagem motoraProcesso adaptativoConhecimento de performancePractice structureFrequencies of external feedbackMotor learningAdaptive processKnowledge of performance O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de "feedback" extrínseco de 100% e 33%. O "feedback" extrínseco manipulado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. A prática aleatória sozinha e em combinação com a prática constante foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado, em relação à fase anterior. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco, uma vez que não foi constatada ocorrência de aprendizagem. The purpose of this study was to investigate the effects of different practice schedules and external feedback frequencies on motor skill learning. A hundred and forty four children with ages between 11 and 12 years old participated in this study. The task was the overhead volleyball service, which was performed with the objective to make the ball hit the center of a circular target placed on the opposite court. The participants were randomly distributed in eight groups, each one based on a combination of constant, random, constant-random, and random-constant practice schedules with feedback frequencies of 100% and 33%. The knowledge of performance (KP) manipulation was based on a hierarchical list. The study consisted of two experimental phases: stabilization and adaptation (130 and 30 trials, respectively). Dependent variables were related to accuracy and movement pattern. The Friedman test was used for a within-group analysis and the Kruskal-Wallis test for the comparisons between groups. The results showeld that there isn't improvement in the performance during the stabilization phase, and in the adaptation phase the performance of all groups was worsed, regarding the previous phase. Therefore, the results not permit conclued about the effects of different practice schedules and KP frequencies, seen that was not proved occurrence of learning. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1668610.1590/S1807-55092008000200002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 103-118 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 103-118 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 103-118 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686/18399Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessTertuliano, Ivan WallanSouza Júnior, Orlando Pereira deSilva Filho, Antônio Sabino daCorrêa, Umberto Cesar2012-05-22T12:30:06Zoai:revistas.usp.br:article/16686Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:06Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras Practice structure and extrinsic feedback frequency in learning motor skills |
title |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
spellingShingle |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras Tertuliano, Ivan Wallan Estrutura de prática Freqüência de "feedback" extrínseco Aprendizagem motora Processo adaptativo Conhecimento de performance Practice structure Frequencies of external feedback Motor learning Adaptive process Knowledge of performance |
title_short |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
title_full |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
title_fullStr |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
title_full_unstemmed |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
title_sort |
Estrutura de prática e freqüência de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras |
author |
Tertuliano, Ivan Wallan |
author_facet |
Tertuliano, Ivan Wallan Souza Júnior, Orlando Pereira de Silva Filho, Antônio Sabino da Corrêa, Umberto Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Souza Júnior, Orlando Pereira de Silva Filho, Antônio Sabino da Corrêa, Umberto Cesar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tertuliano, Ivan Wallan Souza Júnior, Orlando Pereira de Silva Filho, Antônio Sabino da Corrêa, Umberto Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura de prática Freqüência de "feedback" extrínseco Aprendizagem motora Processo adaptativo Conhecimento de performance Practice structure Frequencies of external feedback Motor learning Adaptive process Knowledge of performance |
topic |
Estrutura de prática Freqüência de "feedback" extrínseco Aprendizagem motora Processo adaptativo Conhecimento de performance Practice structure Frequencies of external feedback Motor learning Adaptive process Knowledge of performance |
description |
O objetivo desse estudo foi investigar os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco na aprendizagem de habilidades motoras. Foram participantes 144 crianças entre 11 e 12 anos de idade. A tarefa foi o saque por cima do voleibol, executada com o objetivo de fazer com que a bola acertasse o centro de um alvo redondo localizado no lado oposto da quadra. As crianças foram distribuídas em oito grupos que resultaram da combinação das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante com as freqüências de "feedback" extrínseco de 100% e 33%. O "feedback" extrínseco manipulado foi o conhecimento de performance (CP), sendo que o mesmo foi baseado em uma lista de hierarquia de fornecimento de CP. A prática aleatória sozinha e em combinação com a prática constante foi manipulada em termos de diferentes regiões do saque. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação, com a execução de 130 e 30 tentativas, respectivamente. As variáveis dependentes referiram-se à pontuação relativa à meta do saque e ao padrão de movimento. Utilizou-se para análises intragrupo o teste de Friedman e para as análises entre grupos o teste Kruskal Wallis. Os resultados mostraram que não houve melhora no desempenho durante a fase de estabilização e que na fase de adaptação o desempenho de todos os grupos foi piorado, em relação à fase anterior. Sendo assim, os resultados não permitem concluir sobre os efeitos de diferentes estruturas de prática e freqüências de "feedback" extrínseco, uma vez que não foi constatada ocorrência de aprendizagem. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686 10.1590/S1807-55092008000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092008000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16686/18399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 103-118 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 103-118 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 103-118 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930781601792 |