A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOUREIRO, Walk
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CAPARROZ, Francisco Eduardo, BRACHT, Valter
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/108408
Resumo: A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.
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spelling A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo The social representation of continuing education for Physical Education teachers of the State of the Espirito Santo A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor. The main purpose of this text is to present the initial results of an investigation that aimed at understanding the social representation of the Physical Education teachers belonging to State School System in the State of Espírito Santo regarding its continuing formation. To do so, the great theory of Social Representations was chosen, especially due to the importance it attributes to the common sense, which is considered one of the central notions for the concept of social representation. Opting for the Structural Approach, which corresponds to one of the three chains that compose such theory, it raises hypothesis about the social representation of continuing formation, dealing with its internal organization and cognitive dimension. It indicated for the occurrence of a current phenomenon that has been displacing the central nucleus of social representation of the learning continuing formation to the qualification, making the search for qualification regarding continuing formation as an individual attribute with sole and exclusive Teacher's responsibility. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/10840810.1590/1807-55092015000400571Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 29 n. 4 (2015); 571-581Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 29 Núm. 4 (2015); 571-581Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 29 No. 4 (2015); 571-5811981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/108408/106708Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOUREIRO, WalkCAPARROZ, Francisco EduardoBRACHT, Valter2015-12-11T13:03:39Zoai:revistas.usp.br:article/108408Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2015-12-11T13:03:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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