Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557 |
Resumo: | O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas |
id |
USP-35_65f7c1c44c1fcfba4ec6bde0b634f9c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16557 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol Relationship between competence to diagnose errors in technical skills and pedagogical prescription in volleyball DiagnósticoPrescriçãoAnálise de habilidades técnicasVoleibolDiagnosticPrescriptionSkill analysisVolleyball O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas The purpose of this study was to analyze the relationship between diagnostic and prescriptive pedagogical competencies in the movement analysis skill. Twenty-four teachers of physical education were selected, twelve of which with specialization on volleyball matters and other twelve without specialization on volleyball. Twenty-nine efficiency indicators were defined and videotaped performances were made followed by a structured interview, aiming to assess diagnostic and prescription skills. The correlation analysis was made to determine the relationship between the efficiency indicators and the fatorial analysis of principal components to determinate the main fators of the relationship between diagnostic and prescriptive pedagogical competencies. The results showed a positive and significant relationship between diagnostic and prescription competences for the entire sample, stronger on the specialist group. For the non-specialist group we verified the existence of two fators on the diagnostic and prescription competencies: a general fator and a causality fator. The analysis of all groups together revealed a global relationship between variables, except for the detection of performance errors causes on the non-specialist group. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655710.1590/S1807-55092004000200003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 151-157 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 151-157 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 151-157 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557/18270Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosado, AntónioVirtuoso, LuísMesquita, Isabel2012-05-22T12:17:55Zoai:revistas.usp.br:article/16557Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol Relationship between competence to diagnose errors in technical skills and pedagogical prescription in volleyball |
title |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
spellingShingle |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol Rosado, António Diagnóstico Prescrição Análise de habilidades técnicas Voleibol Diagnostic Prescription Skill analysis Volleyball |
title_short |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
title_full |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
title_fullStr |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
title_full_unstemmed |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
title_sort |
Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol |
author |
Rosado, António |
author_facet |
Rosado, António Virtuoso, Luís Mesquita, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Virtuoso, Luís Mesquita, Isabel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosado, António Virtuoso, Luís Mesquita, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diagnóstico Prescrição Análise de habilidades técnicas Voleibol Diagnostic Prescription Skill analysis Volleyball |
topic |
Diagnóstico Prescrição Análise de habilidades técnicas Voleibol Diagnostic Prescription Skill analysis Volleyball |
description |
O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557 10.1590/S1807-55092004000200003 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092004000200003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557/18270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 151-157 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 151-157 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 151-157 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930135678976 |