Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosado, António
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Virtuoso, Luís, Mesquita, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas
id USP-35_65f7c1c44c1fcfba4ec6bde0b634f9c8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16557
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol Relationship between competence to diagnose errors in technical skills and pedagogical prescription in volleyball DiagnósticoPrescriçãoAnálise de habilidades técnicasVoleibolDiagnosticPrescriptionSkill analysisVolleyball O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas The purpose of this study was to analyze the relationship between diagnostic and prescriptive pedagogical competencies in the movement analysis skill. Twenty-four teachers of physical education were selected, twelve of which with specialization on volleyball matters and other twelve without specialization on volleyball. Twenty-nine efficiency indicators were defined and videotaped performances were made followed by a structured interview, aiming to assess diagnostic and prescription skills. The correlation analysis was made to determine the relationship between the efficiency indicators and the fatorial analysis of principal components to determinate the main fators of the relationship between diagnostic and prescriptive pedagogical competencies. The results showed a positive and significant relationship between diagnostic and prescription competences for the entire sample, stronger on the specialist group. For the non-specialist group we verified the existence of two fators on the diagnostic and prescription competencies: a general fator and a causality fator. The analysis of all groups together revealed a global relationship between variables, except for the detection of performance errors causes on the non-specialist group. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655710.1590/S1807-55092004000200003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 151-157 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 151-157 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 151-157 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557/18270Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosado, AntónioVirtuoso, LuísMesquita, Isabel2012-05-22T12:17:55Zoai:revistas.usp.br:article/16557Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:55Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
Relationship between competence to diagnose errors in technical skills and pedagogical prescription in volleyball
title Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
spellingShingle Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
Rosado, António
Diagnóstico
Prescrição
Análise de habilidades técnicas
Voleibol
Diagnostic
Prescription
Skill analysis
Volleyball
title_short Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
title_full Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
title_fullStr Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
title_full_unstemmed Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
title_sort Relação entre as competências de diagnóstico de erros das habilidades técnicas e a prescrição pedagógica no voleibol
author Rosado, António
author_facet Rosado, António
Virtuoso, Luís
Mesquita, Isabel
author_role author
author2 Virtuoso, Luís
Mesquita, Isabel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosado, António
Virtuoso, Luís
Mesquita, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Diagnóstico
Prescrição
Análise de habilidades técnicas
Voleibol
Diagnostic
Prescription
Skill analysis
Volleyball
topic Diagnóstico
Prescrição
Análise de habilidades técnicas
Voleibol
Diagnostic
Prescription
Skill analysis
Volleyball
description O estudo teve por objetivo analisar as relações entre as competências de diagnóstico e de prescrição pedagógica referentes a habilidades técnicas no voleibol. Participaram no estudo 24 professores de educação física, dos quais 12 sem especialização e 12 com especialização em voleibol. Definiram-se 29 indicadores de eficiência e aplicou-se uma prova-vídeo, seguida de entrevista estruturada para a avaliação das competências de diagnóstico e de prescrição. Estabeleceu-se a relação entre os indicadores de eficiência a partir da análise das correlações e da análise fatorial de componentes principais, para determinar os principais fatores de relação entre as competências de diagnóstico e de prescrição. Os resultados demostraram que existe uma relação positiva e significativa entre as competências de diagn óstico e de prescrição para a totalidade da amostra, sendo mais forte no grupo dos especialistas. Para o grupo de não-especialistas verificou-se a existência de dois fatores ao nível das competências de diagnóstico e de prescrição: um fator geral e um de causalidade. A análise em relação à totalidade da amostra revelou uma associação global entre variáveis, exceto na detecção das causas dos erros para os não-especialistas
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557
10.1590/S1807-55092004000200003
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092004000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16557/18270
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 151-157
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 151-157
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 151-157
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930135678976