Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOTH, Jorge
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NASCIMENTO, Juarez Vieira do, SONOO, Christi Noriko, LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini, BORGATTO, Adriano Ferreti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral.
id USP-35_6bb1abd7719e6768c5c60f8f9a517d4f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/80771
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais Wellness of physical education teacher of southern region of Brazil according to the life cycles O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral. The aim of the study was to evaluate association between the life cycles and the social-environmental (work satisfaction) and individual (lifestyle) parameters of Wellness in Physical Education Teacher from the public teaching southern region of Brazil. In the investigation, 1645 teachers answered a social-demographic and professional questionnaire, as well as the QVT-PEF and PEVI tools. The chi-square, likelihood ratio and multinomial logistic regression, in the original form and in two adjusted models, were used for evaluating the associations. The results demonstrated that the use of moderating variables in the adjusted analyses of work satisfaction construct helped in understanding the teachers's perceptions changes across the life. Contrary situation was demonstrated in lifestyle evaluation, which revealed that the original model analysis was the principal manner of observing significant differences in most of the components and in the general computation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8077110.1590/S1807-55092014000100077Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 77-93Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 77-93Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 77-931981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771/84423Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBOTH, Jorge NASCIMENTO, Juarez Vieira do SONOO, Christi Noriko LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini BORGATTO, Adriano Ferreti 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80771Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
Wellness of physical education teacher of southern region of Brazil according to the life cycles
title Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
spellingShingle Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
BOTH, Jorge
title_short Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
title_full Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
title_fullStr Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
title_full_unstemmed Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
title_sort Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
author BOTH, Jorge
author_facet BOTH, Jorge
NASCIMENTO, Juarez Vieira do
SONOO, Christi Noriko
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini
BORGATTO, Adriano Ferreti
author_role author
author2 NASCIMENTO, Juarez Vieira do
SONOO, Christi Noriko
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini
BORGATTO, Adriano Ferreti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOTH, Jorge
NASCIMENTO, Juarez Vieira do
SONOO, Christi Noriko
LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini
BORGATTO, Adriano Ferreti
description O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771
10.1590/S1807-55092014000100077
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092014000100077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771/84423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 77-93
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 77-93
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 77-93
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932579909632