Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral. |
id |
USP-35_6bb1abd7719e6768c5c60f8f9a517d4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/80771 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais Wellness of physical education teacher of southern region of Brazil according to the life cycles O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral. The aim of the study was to evaluate association between the life cycles and the social-environmental (work satisfaction) and individual (lifestyle) parameters of Wellness in Physical Education Teacher from the public teaching southern region of Brazil. In the investigation, 1645 teachers answered a social-demographic and professional questionnaire, as well as the QVT-PEF and PEVI tools. The chi-square, likelihood ratio and multinomial logistic regression, in the original form and in two adjusted models, were used for evaluating the associations. The results demonstrated that the use of moderating variables in the adjusted analyses of work satisfaction construct helped in understanding the teachers's perceptions changes across the life. Contrary situation was demonstrated in lifestyle evaluation, which revealed that the original model analysis was the principal manner of observing significant differences in most of the components and in the general computation. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2014-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/8077110.1590/S1807-55092014000100077Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 77-93Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 77-93Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 77-931981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771/84423Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBOTH, Jorge NASCIMENTO, Juarez Vieira do SONOO, Christi Noriko LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini BORGATTO, Adriano Ferreti 2014-05-15T14:38:24Zoai:revistas.usp.br:article/80771Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2014-05-15T14:38:24Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais Wellness of physical education teacher of southern region of Brazil according to the life cycles |
title |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
spellingShingle |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais BOTH, Jorge |
title_short |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
title_full |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
title_fullStr |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
title_full_unstemmed |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
title_sort |
Bem estar do trabalhador docente de educação física da região sul do Brasil de acordo com os ciclos vitais |
author |
BOTH, Jorge |
author_facet |
BOTH, Jorge NASCIMENTO, Juarez Vieira do SONOO, Christi Noriko LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini BORGATTO, Adriano Ferreti |
author_role |
author |
author2 |
NASCIMENTO, Juarez Vieira do SONOO, Christi Noriko LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini BORGATTO, Adriano Ferreti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BOTH, Jorge NASCIMENTO, Juarez Vieira do SONOO, Christi Noriko LEMOS, Carlos Augusto Fogliarini BORGATTO, Adriano Ferreti |
description |
O objetivo do estudo foi avaliar o nível de associação entre os ciclos vitais e os parâmetros socioambiental (satisfação no trabalho) e individual (estilo de vida) do Bem Estar do Trabalhador Docente em Educação Física dos magistérios públicos estaduais da região sul do Brasil. Na investigação, 1645 professores responderam um questionário sócio-demográfico e profissional, além dos instrumentos QVT-PEF e PEVI. Os testes qui-quadrado, razão de verossimilhança e regressão logística multinomial, na forma bruta e em dois modelos ajustados, foram empregados para avaliar as associações. Os resultados evidenciaram que a utilização de variáveis moderadoras nas análises ajustadas do constructo da satisfação no trabalho auxiliou na compreensão das alterações de percepções dos professores ao longo da vida. Situação contrária foi demonstrada na avaliação do estilo de vida, o qual revelou que a análise bruta foi a principal maneira de observar diferenças significativas na maioria dos componentes e no computo geral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771 10.1590/S1807-55092014000100077 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092014000100077 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/80771/84423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 28 n. 1 (2014); 77-93 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 28 Núm. 1 (2014); 77-93 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 28 No. 1 (2014); 77-93 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932579909632 |