Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi realizar a análise psicocorporal das atividades realizadas em aulas de Educação Física Escolar por discentes entre 10 e 13 anos. Adotou-se o conceito de grounding postural que, segundo a Análise Bioenergética, favorece a dinâmica de adequação psicocorporal às condições de autossustentação, equilíbrio e expressão da vitalidade. Toma-se como premissa que as experiências psicocorporais de contato entre corpo, solo e circunstâncias ambientais (físicas e sociais) ampliam as chances para alcançar-se coerência e coesão psicocorporais no ato de movimentar-se. Assim, questionou-se: há atividades nas aulas de Educação Física que possibilitem identifi car o grounding postural? A pesquisa caracteriza-se por natureza descritiva e abordagem qualitativa, do tipo participante, empregando, como instrumentos de coleta e tratamento de dados: observação protocolada, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Exploraram-se indicadores referentes ao grounding postural, passíveis de observação, dentre os quais a postura, a manutenção do equilíbrio e a projeção corpo-espacial. Defi niram-se ainda categorias operacionais que permitiram subsidiar a análise e discussão dos dados: a realidade interna e a realidade externa. Como resultado, observou-se que as aulas de Educação Física promoviam, sem intencionalidade, condições para desenvolver o grounding postural entre os alunos, através de posturas em jogos, como a coluna ereta, a fl exão de joelhos, a projeção do corpo sobre a parte frontal dos pés, mantidos descalços, o que se aproximam de posições terapêuticas, descritas pela Análise Bioenergética. Todavia, as aulas careceram de refl exão sobre a experiência, necessária ao um maior desenvolvimento da autopossessão. |
id |
USP-35_6fed8c3fb910fc884ffbc15f5a9e474a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/141771 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgéticaPostural grounding in the physical education classes: a bioenergetic analysisPostural groundingPhysical EducationBioenergetics’ AnalysisTeachingCorporeality.Grounding posturalEducação Física EscolarAnálise BioenergéticaEnsinoCorporeidade.O objetivo deste estudo foi realizar a análise psicocorporal das atividades realizadas em aulas de Educação Física Escolar por discentes entre 10 e 13 anos. Adotou-se o conceito de grounding postural que, segundo a Análise Bioenergética, favorece a dinâmica de adequação psicocorporal às condições de autossustentação, equilíbrio e expressão da vitalidade. Toma-se como premissa que as experiências psicocorporais de contato entre corpo, solo e circunstâncias ambientais (físicas e sociais) ampliam as chances para alcançar-se coerência e coesão psicocorporais no ato de movimentar-se. Assim, questionou-se: há atividades nas aulas de Educação Física que possibilitem identifi car o grounding postural? A pesquisa caracteriza-se por natureza descritiva e abordagem qualitativa, do tipo participante, empregando, como instrumentos de coleta e tratamento de dados: observação protocolada, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Exploraram-se indicadores referentes ao grounding postural, passíveis de observação, dentre os quais a postura, a manutenção do equilíbrio e a projeção corpo-espacial. Defi niram-se ainda categorias operacionais que permitiram subsidiar a análise e discussão dos dados: a realidade interna e a realidade externa. Como resultado, observou-se que as aulas de Educação Física promoviam, sem intencionalidade, condições para desenvolver o grounding postural entre os alunos, através de posturas em jogos, como a coluna ereta, a fl exão de joelhos, a projeção do corpo sobre a parte frontal dos pés, mantidos descalços, o que se aproximam de posições terapêuticas, descritas pela Análise Bioenergética. Todavia, as aulas careceram de refl exão sobre a experiência, necessária ao um maior desenvolvimento da autopossessão.The aim of this study was to develop a psychocorporeal analysis of activities in physical education classes, with students aged between 10 and 13 years. It was adopted the concept of postural grounding that, according to Bioenergetics’ Analysis, favors the dynamics of psychocorporeal adaptation to conditions such as self-sustaining, balance and expression of vitality. It is supposed that psychocorporeal experiences, involving body, soil and environment (physical and social ones) extend the chances to achieve psychocorporeal coherence and cohesion in movements. Thus, the research’s question was: in which activities of Physical Education the postural grounding can be identifi ed? In what regards its method, it was a descriptive, qualitative and participative investigation that used observation, semi-structured interviews and content analysis, respectively, as instruments to collect and process data. Some observable descriptors were identifi ed: body posture, balance and projection in space. Two operational categories were also defi ned to help the discussion of the data: internal and external realities. Analyzing the results, it was observed that physical education classes promoted, unintentionally, conditions for developing postural grounding among students, through postures when students were playing, such as back straight, bending knees, the projection of the body on the front bare feet – which was close to the therapeutic ones, described by Bioenergetics’ Analysis. However, physical education classes lacked a refl ection about the grounding experience, needed to develop self-possession.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14177110.11606/1807-5509201700010171Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 171-182Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 171-182Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 171-1821981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771/136797https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771/136798Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Diane Ferraz Lopes daAntério, DjavanAndrade, Fernando Cézar Bezerra deGomes-da-Silva, Pierre Normando2017-12-19T19:39:03Zoai:revistas.usp.br:article/141771Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2017-12-19T19:39:03Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética Postural grounding in the physical education classes: a bioenergetic analysis |
title |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
spellingShingle |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética Rocha, Diane Ferraz Lopes da Postural grounding Physical Education Bioenergetics’ Analysis Teaching Corporeality. Grounding postural Educação Física Escolar Análise Bioenergética Ensino Corporeidade. |
title_short |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
title_full |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
title_fullStr |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
title_full_unstemmed |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
title_sort |
Grounding postural nas aulas de educação física: uma análise bioenérgética |
author |
Rocha, Diane Ferraz Lopes da |
author_facet |
Rocha, Diane Ferraz Lopes da Antério, Djavan Andrade, Fernando Cézar Bezerra de Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author_role |
author |
author2 |
Antério, Djavan Andrade, Fernando Cézar Bezerra de Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Diane Ferraz Lopes da Antério, Djavan Andrade, Fernando Cézar Bezerra de Gomes-da-Silva, Pierre Normando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Postural grounding Physical Education Bioenergetics’ Analysis Teaching Corporeality. Grounding postural Educação Física Escolar Análise Bioenergética Ensino Corporeidade. |
topic |
Postural grounding Physical Education Bioenergetics’ Analysis Teaching Corporeality. Grounding postural Educação Física Escolar Análise Bioenergética Ensino Corporeidade. |
description |
O objetivo deste estudo foi realizar a análise psicocorporal das atividades realizadas em aulas de Educação Física Escolar por discentes entre 10 e 13 anos. Adotou-se o conceito de grounding postural que, segundo a Análise Bioenergética, favorece a dinâmica de adequação psicocorporal às condições de autossustentação, equilíbrio e expressão da vitalidade. Toma-se como premissa que as experiências psicocorporais de contato entre corpo, solo e circunstâncias ambientais (físicas e sociais) ampliam as chances para alcançar-se coerência e coesão psicocorporais no ato de movimentar-se. Assim, questionou-se: há atividades nas aulas de Educação Física que possibilitem identifi car o grounding postural? A pesquisa caracteriza-se por natureza descritiva e abordagem qualitativa, do tipo participante, empregando, como instrumentos de coleta e tratamento de dados: observação protocolada, entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Exploraram-se indicadores referentes ao grounding postural, passíveis de observação, dentre os quais a postura, a manutenção do equilíbrio e a projeção corpo-espacial. Defi niram-se ainda categorias operacionais que permitiram subsidiar a análise e discussão dos dados: a realidade interna e a realidade externa. Como resultado, observou-se que as aulas de Educação Física promoviam, sem intencionalidade, condições para desenvolver o grounding postural entre os alunos, através de posturas em jogos, como a coluna ereta, a fl exão de joelhos, a projeção do corpo sobre a parte frontal dos pés, mantidos descalços, o que se aproximam de posições terapêuticas, descritas pela Análise Bioenergética. Todavia, as aulas careceram de refl exão sobre a experiência, necessária ao um maior desenvolvimento da autopossessão. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771 10.11606/1807-5509201700010171 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509201700010171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771/136797 https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/141771/136798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 1 (2017); 171-182 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 1 (2017); 171-182 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 1 (2017); 171-182 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222933620097024 |