Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Betti, Mauro
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594
Resumo: O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica.
id USP-35_706afc78bc4b5b87747e7747a984a267
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16594
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência Physical education as a scientific and pedagogical practice: reflections according to the philosophy of science Educação FísicaCiênciaEpistemologiaPrática pedagógicaCultura corporal de movimentoPhysical educationSciencePedagogical practiceCulture of body movement O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica. The purpose of this essay is to contribute to the debate that is set into Brazilian Physical Education around its scientific and/or pedagogical status. Brazilian authors have referred to this subject, adopting some themes from the philosophy of science developed by A. CHALMERS, G. FOUREZ and J. ALVES-MAZZOTTI. The initial conclusion is that Physical Education is not a scientific discipline, but a field of knowledge and pedagogical intervention, which expresses projects socially and historically conditioned, which lead to the construction of the object of the scientific research, exercising and transforming itself constantly within the academic community. In the context of the scientific practice, the aim of science . to produce knowledge in the context of the physical and social worlds ≬ requires internal epistemological control, the scientific community's specific task. In the pedagogical practice, the project of Physical Education, which the author defines as a "critical appropriation of the culture of body movement", requires suitable methodologies of research, which respect the ethics-normative dimension, inherent to the pedagogical practice. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1659410.1590/S1807-55092005000300002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 3 (2005); 183-197 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 3 (2005); 183-197 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 3 (2005); 183-197 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594/18307Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBetti, Mauro2012-05-22T12:21:58Zoai:revistas.usp.br:article/16594Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
Physical education as a scientific and pedagogical practice: reflections according to the philosophy of science
title Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
spellingShingle Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
Betti, Mauro
Educação Física
Ciência
Epistemologia
Prática pedagógica
Cultura corporal de movimento
Physical education
Science
Pedagogical practice
Culture of body movement
title_short Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
title_full Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
title_fullStr Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
title_full_unstemmed Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
title_sort Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
author Betti, Mauro
author_facet Betti, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Betti, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ciência
Epistemologia
Prática pedagógica
Cultura corporal de movimento
Physical education
Science
Pedagogical practice
Culture of body movement
topic Educação Física
Ciência
Epistemologia
Prática pedagógica
Cultura corporal de movimento
Physical education
Science
Pedagogical practice
Culture of body movement
description O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594
10.1590/S1807-55092005000300002
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092005000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594/18307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 3 (2005); 183-197
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 3 (2005); 183-197
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 3 (2005); 183-197
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930217467904