Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica. |
id |
USP-35_706afc78bc4b5b87747e7747a984a267 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16594 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência Physical education as a scientific and pedagogical practice: reflections according to the philosophy of science Educação FísicaCiênciaEpistemologiaPrática pedagógicaCultura corporal de movimentoPhysical educationSciencePedagogical practiceCulture of body movement O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica. The purpose of this essay is to contribute to the debate that is set into Brazilian Physical Education around its scientific and/or pedagogical status. Brazilian authors have referred to this subject, adopting some themes from the philosophy of science developed by A. CHALMERS, G. FOUREZ and J. ALVES-MAZZOTTI. The initial conclusion is that Physical Education is not a scientific discipline, but a field of knowledge and pedagogical intervention, which expresses projects socially and historically conditioned, which lead to the construction of the object of the scientific research, exercising and transforming itself constantly within the academic community. In the context of the scientific practice, the aim of science . to produce knowledge in the context of the physical and social worlds ≬ requires internal epistemological control, the scientific community's specific task. In the pedagogical practice, the project of Physical Education, which the author defines as a "critical appropriation of the culture of body movement", requires suitable methodologies of research, which respect the ethics-normative dimension, inherent to the pedagogical practice. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2005-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1659410.1590/S1807-55092005000300002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 3 (2005); 183-197 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 3 (2005); 183-197 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 3 (2005); 183-197 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594/18307Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessBetti, Mauro2012-05-22T12:21:58Zoai:revistas.usp.br:article/16594Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:21:58Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência Physical education as a scientific and pedagogical practice: reflections according to the philosophy of science |
title |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
spellingShingle |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência Betti, Mauro Educação Física Ciência Epistemologia Prática pedagógica Cultura corporal de movimento Physical education Science Pedagogical practice Culture of body movement |
title_short |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
title_full |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
title_fullStr |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
title_full_unstemmed |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
title_sort |
Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência |
author |
Betti, Mauro |
author_facet |
Betti, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Betti, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ciência Epistemologia Prática pedagógica Cultura corporal de movimento Physical education Science Pedagogical practice Culture of body movement |
topic |
Educação Física Ciência Epistemologia Prática pedagógica Cultura corporal de movimento Physical education Science Pedagogical practice Culture of body movement |
description |
O objetivo deste ensaio é contribuir para o debate epistemológico que se trava na Educação Física brasileira em torno do seu estatuto científico e/ou pedagógico. Para tal, revisa autores brasileiros que tratam do assunto, adotando como parâmetro alguns temas da filosofia da ciência abordados por A. CHALMERS, G. FOUREZ e J. ALVES-MAZZOTTI. A conclusão inicial é que a Educação Física não é uma disciplina científica, mas uma área de conhecimento e intervenção pedagógica que expressa projetos social e historicamente condicionados, os quais, por sua vez levam à construção dos objetos da pesquisa científica, a qual se exercita e transforma constantemente no seio da comunidade acadêmica. No contexto da prática científica, a meta da ciência - produzir conhecimentos no encontro com o mundo físico e social - exige controle epistemológico interno, tarefa específica da comunidade científica. Na qualidade de prática pedagógica, o projeto da Educação Física, que o autor define como "apropriação crítica da cultura corporal de movimento", exige metodologias de pesquisa adequadas, que respeitem a dimensão ético-normativa inerente à prática pedagógica. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594 10.1590/S1807-55092005000300002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092005000300002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594/18307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 19 n. 3 (2005); 183-197 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 19 Núm. 3 (2005); 183-197 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 19 No. 3 (2005); 183-197 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930217467904 |