Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frossard, Matheus Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Stieg, Ronildo, Ferreira Neto, Amarílio, Santos, Wagner dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705
Resumo: Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.
id USP-35_7192f243cab50baca5391ccba3e2c240
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/170705
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federaisFormação InicialProcessos AvaliativosProfissionalidade Docente.Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17070510.11606/1807-5509202000010145Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 1 (2020); 145-163Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 1 (2020); 145-163Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 1 (2020); 145-1631981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705/161150Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Matheus LimaStieg, RonildoFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dos2021-05-24T18:33:09Zoai:revistas.usp.br:article/170705Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T18:33:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
title Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
spellingShingle Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
Frossard, Matheus Lima
Formação Inicial
Processos Avaliativos
Profissionalidade Docente.
title_short Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
title_full Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
title_fullStr Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
title_full_unstemmed Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
title_sort Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
author Frossard, Matheus Lima
author_facet Frossard, Matheus Lima
Stieg, Ronildo
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author_role author
author2 Stieg, Ronildo
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frossard, Matheus Lima
Stieg, Ronildo
Ferreira Neto, Amarílio
Santos, Wagner dos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Processos Avaliativos
Profissionalidade Docente.
topic Formação Inicial
Processos Avaliativos
Profissionalidade Docente.
description Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705
10.11606/1807-5509202000010145
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705
identifier_str_mv 10.11606/1807-5509202000010145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705/161150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 1 (2020); 145-163
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 1 (2020); 145-163
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 1 (2020); 145-163
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934570106880