Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão. |
id |
USP-35_7192f243cab50baca5391ccba3e2c240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/170705 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federaisFormação InicialProcessos AvaliativosProfissionalidade Docente.Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17070510.11606/1807-5509202000010145Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 1 (2020); 145-163Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 1 (2020); 145-163Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 1 (2020); 145-1631981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705/161150Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrossard, Matheus LimaStieg, RonildoFerreira Neto, AmarílioSantos, Wagner dos2021-05-24T18:33:09Zoai:revistas.usp.br:article/170705Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-24T18:33:09Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
title |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
spellingShingle |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais Frossard, Matheus Lima Formação Inicial Processos Avaliativos Profissionalidade Docente. |
title_short |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
title_full |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
title_fullStr |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
title_full_unstemmed |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
title_sort |
Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física: a formação de professores nas universidades federais |
author |
Frossard, Matheus Lima |
author_facet |
Frossard, Matheus Lima Stieg, Ronildo Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author_role |
author |
author2 |
Stieg, Ronildo Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frossard, Matheus Lima Stieg, Ronildo Ferreira Neto, Amarílio Santos, Wagner dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial Processos Avaliativos Profissionalidade Docente. |
topic |
Formação Inicial Processos Avaliativos Profissionalidade Docente. |
description |
Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705 10.11606/1807-5509202000010145 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509202000010145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170705/161150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 1 (2020); 145-163 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 1 (2020); 145-163 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 1 (2020); 145-163 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934570106880 |