"Feedback" auto-controlado e aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16641 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada com freqüências externamente controladas, na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força. Foram utilizados 24 sujeitos, estudantes universitários, distribuídos em dois grupos: grupo auto-controlado e grupo externamente controlado. A tarefa requeria que os participantes pressionassem um dinamômetro manual analógico com o objetivo de acertar 50% da sua força máxima. Diferente de resultados anteriores com adultos, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. |
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"Feedback" auto-controlado e aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força Self-controlled feedback and the learning of a motor task with force demand Motor learningSelf-controlled learningFeedbackKnowledge of resultsAdultsAprendizagem motoraAprendizagem com auto-controle"Feedback"Conhecimento de resultadosAdultos O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada com freqüências externamente controladas, na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força. Foram utilizados 24 sujeitos, estudantes universitários, distribuídos em dois grupos: grupo auto-controlado e grupo externamente controlado. A tarefa requeria que os participantes pressionassem um dinamômetro manual analógico com o objetivo de acertar 50% da sua força máxima. Diferente de resultados anteriores com adultos, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. The objective of the current study was to compare the effects of self controlled knowledge of results (KR) with externally controlled frequencies, in the learning of a motor task with a requirement of force in adults. Twenty four subjects were used, distributed into two groups: the self-controlled group and the externally-controlled group. The tasks required that the participants press an analogical manual dynamometer with the goal of reaching a correct score of 50% of the maximum strength. No statistical differences were found between the groups. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1664110.1590/S1807-55092007000100003Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 1 (2007); 27-33 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 1 (2007); 27-33 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 1 (2007); 27-33 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16641/18354Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChiviacowsky, SuzeteMedeiros, Franklin Laroque deKaefer, Angélica2012-05-22T12:25:49Zoai:revistas.usp.br:article/16641Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:25:49Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo do presente estudo foi comparar os efeitos da freqüência de conhecimento de resultados (CR) auto-controlada com freqüências externamente controladas, na aprendizagem de uma tarefa motora com demanda de força. Foram utilizados 24 sujeitos, estudantes universitários, distribuídos em dois grupos: grupo auto-controlado e grupo externamente controlado. A tarefa requeria que os participantes pressionassem um dinamômetro manual analógico com o objetivo de acertar 50% da sua força máxima. Diferente de resultados anteriores com adultos, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos. |
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