Aprendizagem motora em crianças: "feedback" após boas tentativas melhora a aprendizagem?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiviacowsky, Suzete
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Kaefer, Angélica, Medeiros, Franklin Laroque de, Pereira, Flávio Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16652
Resumo: Estudos recentes (Chiviacowsky & Wulf, 2007) têm mostrado que a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido "feedback" após "boas" tentativas em vez de após "más" tentativas. O presente estudo procurou examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 40 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, a outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção.
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