Aprendizagem motora em crianças: "feedback" após boas tentativas melhora a aprendizagem?
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16652 |
Resumo: | Estudos recentes (Chiviacowsky & Wulf, 2007) têm mostrado que a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido "feedback" após "boas" tentativas em vez de após "más" tentativas. O presente estudo procurou examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 40 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, a outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção. |
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Aprendizagem motora em crianças: "feedback" após boas tentativas melhora a aprendizagem? Motor learning in children: feedback after good trials increases learning? Aprendizagem motoraDesenvolvimento motor"Feedback"Conhecimento de resultadosCriançasMotor learningMotor developmentFeedbackKnowledge of resultsChildren Estudos recentes (Chiviacowsky & Wulf, 2007) têm mostrado que a aprendizagem é realmente beneficiada em adultos se, aos aprendizes, for fornecido "feedback" após "boas" tentativas em vez de após "más" tentativas. O presente estudo procurou examinar se o mesmo efeito pode ser observado em crianças. Foram utilizadas 40 crianças como sujeitos. Os participantes praticaram uma tarefa de arremessar saquinhos de feijão em um alvo, com a mão não-dominante, sem enxergar o alvo durante os arremessos. Todos os participantes receberam 50% de freqüência de conhecimento de resultados (CR), ou seja, em três tentativas em cada bloco de seis tentativas. Enquanto a um grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas mais efetivas de cada bloco, a outro grupo foram fornecidos CRs para as três tentativas menos efetivas de cada bloco. A análise dos dados foi realizada através da ANOVA, utilizando-se o pacote estatístico SPSS. Discordando dos resultados encontrados em adultos, não foram verificadas diferenças significativas entre os grupos na fase de retenção. Recent studies (Chiviacowsky & Wulf, 2007) have shown that learning is in fact beneficial in adults if feedback is supplied to learners after "good" trials instead of after "bad" trials. The current study made an attempt to examine if the same effect can be observed in children. Forty children were selected. The participants practiced a task of throwing bean bags at a target, using the non-dominant hand, without seeing the target during the throws. All of the participants received knowledge of result (KR) with a 50% frequency, or in three trials in each block of six trials. While KR was supplied to one group for the three most effective trials of each block, KR were supplied for the three less effective trial of each block in the other group. The analysis of the data was accomplished through ANOVA, using the SPSS statistical package. Significant differences were not verified among the groups in the retention phase, disagreeing with the results found in adults. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1665210.1590/S1807-55092007000200007Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 21 n. 2 (2007); 157-165 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 21 Núm. 2 (2007); 157-165 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 21 No. 2 (2007); 157-165 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16652/18365Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessChiviacowsky, SuzeteKaefer, AngélicaMedeiros, Franklin Laroque dePereira, Flávio Medeiros2012-05-22T12:26:57Zoai:revistas.usp.br:article/16652Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:26:57Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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