Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427 |
Resumo: | O presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola. |
id |
USP-35_9eeb836c37bb382f3f1d90380547be96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/184427 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilizaçãoDidactic texts in Physical Education: teachers’ perception about elaboration and usePhysical Education Elaboration of didactic materialContinuing educationTeachersLivros de textoMateriais de ensinoEducação continuadaProfessoresO presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola.This article aims to analyze the contributions of the process of elaboration and use of didactic texts for the pedagogical practice from the perception of four teachers of Physical Education of the State Teaching Network of Pernambuco. From the methodological point of view, this is a study developed in a qualitative approach, using a questionnaire with closed questions and semi-structured interview as data collection technique and analysis of thematic category content as data analysis technique. It is concluded that the process of elaboration and use of didactic texts bring important contributions to the pedagogical practice of teachers, especially regarding the qualifi cation of the teaching-learning process and the legitimacy of Physical Education as a curricular component of the school.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442710.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 119-128Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 119-128Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 119-1281981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427/170700Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Lucas Vieira do Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça deRosa, Adriana Letícia Torres da Melo, Marcelo Soares Tavares de 2021-06-16T20:13:54Zoai:revistas.usp.br:article/184427Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:13:54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização Didactic texts in Physical Education: teachers’ perception about elaboration and use |
title |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
spellingShingle |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização Amaral, Lucas Vieira do Physical Education Elaboration of didactic material Continuing education Teachers Livros de texto Materiais de ensino Educação continuada Professores |
title_short |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
title_full |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
title_fullStr |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
title_full_unstemmed |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
title_sort |
Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização |
author |
Amaral, Lucas Vieira do |
author_facet |
Amaral, Lucas Vieira do Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de Rosa, Adriana Letícia Torres da Melo, Marcelo Soares Tavares de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de Rosa, Adriana Letícia Torres da Melo, Marcelo Soares Tavares de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Lucas Vieira do Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de Rosa, Adriana Letícia Torres da Melo, Marcelo Soares Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical Education Elaboration of didactic material Continuing education Teachers Livros de texto Materiais de ensino Educação continuada Professores |
topic |
Physical Education Elaboration of didactic material Continuing education Teachers Livros de texto Materiais de ensino Educação continuada Professores |
description |
O presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427/170700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 119-128 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 119-128 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 119-128 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935169892352 |