Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Lucas Vieira do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de, Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de, Rosa, Adriana Letícia Torres da, Melo, Marcelo Soares Tavares de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427
Resumo: O presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de  ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola.
id USP-35_9eeb836c37bb382f3f1d90380547be96
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/184427
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilizaçãoDidactic texts in Physical Education: teachers’ perception about elaboration and usePhysical Education Elaboration of didactic materialContinuing educationTeachersLivros de textoMateriais de ensinoEducação continuadaProfessoresO presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de  ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola.This article aims to analyze the contributions of the process of elaboration and use of didactic texts for the pedagogical practice from the perception of four teachers of Physical Education of the State Teaching Network of Pernambuco. From the methodological point of view, this is a study developed in a qualitative approach,  using  a  questionnaire  with  closed  questions  and  semi-structured  interview  as  data  collection  technique and analysis of thematic category content as data analysis technique. It is concluded that the process of elaboration and use of didactic texts bring important contributions to the pedagogical practice of teachers, especially regarding the qualifi cation of the teaching-learning process and the legitimacy of Physical Education as a curricular component of the school.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18442710.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 119-128Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 119-128Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 119-1281981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427/170700Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Lucas Vieira do Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça deRosa, Adriana Letícia Torres da Melo, Marcelo Soares Tavares de 2021-06-16T20:13:54Zoai:revistas.usp.br:article/184427Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-06-16T20:13:54Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
Didactic texts in Physical Education: teachers’ perception about elaboration and use
title Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
spellingShingle Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
Amaral, Lucas Vieira do
Physical Education
Elaboration of didactic material
Continuing education
Teachers
Livros de texto
Materiais de ensino
Educação continuada
Professores
title_short Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
title_full Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
title_fullStr Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
title_full_unstemmed Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
title_sort Textos didáticos em educação física: percepção docente sobre elaboração e utilização
author Amaral, Lucas Vieira do
author_facet Amaral, Lucas Vieira do
Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de
Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de
Rosa, Adriana Letícia Torres da
Melo, Marcelo Soares Tavares de
author_role author
author2 Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de
Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de
Rosa, Adriana Letícia Torres da
Melo, Marcelo Soares Tavares de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Lucas Vieira do
Medeiros, Flávio Roberto Carneiro de
Souza Júnior, Marcílio Barbosa Mendonça de
Rosa, Adriana Letícia Torres da
Melo, Marcelo Soares Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Physical Education
Elaboration of didactic material
Continuing education
Teachers
Livros de texto
Materiais de ensino
Educação continuada
Professores
topic Physical Education
Elaboration of didactic material
Continuing education
Teachers
Livros de texto
Materiais de ensino
Educação continuada
Professores
description O presente artigo objetivou analisar as contribuições do processo de elaboração e de utilização de textos didáticos para a prática pedagógica a partir da percepção de quatro professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo desenvolvido numa abordagem qualitativa, que se utilizou do questionário com perguntas fechadas e da entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados e da análise de conteúdo categorial temática como técnica de análise de dados. Conclui-se que o processo de elaboração e de utilização de textos didáticos trazem importantes contribuições para a prática pedagógica dos professores, sobretudo no que diz respeito à qualifi cação do processo de  ensino-aprendizagem e à legitimidade da Educação Física como componente curricular da escola.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427
10.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i1p119-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/184427/170700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 1 (2021); 119-128
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 1 (2021); 119-128
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 1 (2021); 119-128
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935169892352