Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tani, Go
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos.
id USP-35_a2f40bdab1b7bc405a3ac20284a393d8
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/173603
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programsHabilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde Educação Física EscolarAquisição de habilidades motorasConvergênciaDivergênciaSchool Physical EducationMotor skill acquisitionConvergenceDivergenceO presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos.The objective of this essay is to discuss coincidences, convergences and divergences between school physical education developmental approach (AD) and health seeking physical activity programs (PAFVS) concerning how they deal with fundamental motor skills (HMF). The coincidence is in the fact that both have the development of HMF as an important focus of intervention. In AD it is related to the educational objective of citizen formation; in PAFVS it is related to the health of individuals, especially to the prevention of chronic-degenerative diseases. The convergence is in the emphasis on the relevance of HMF to the continuous acquisition of specific motor skills in the future. Without a well-developed base of HMF in the infancy it becomes difficult to engage in the systematic practice of specific motor skills in adolescent and adult age. As a consequence the promotion and maintenance of health become difficult. The divergence is in the fact that the development of HMF is for AD a goal to be achieved, whereas to PAFVS is a mean to an end, that is, health. For AD the acquisition of motor skills being basic or specific does not constitute a means to achieve other objectives, for instance, health. That does not mean this acquisition is dissociated from health objectives because as a consequence of the process of acquiring motor skills the benefits pointed out and emphasized by PAFVS can be also obtained. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17360310.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 239-250Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 239-250Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 239-2501981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603/182410Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTani, Go2022-05-27T05:37:36Zoai:revistas.usp.br:article/173603Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-05-27T05:37:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
Habilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde
title Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
spellingShingle Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
Tani, Go
Educação Física Escolar
Aquisição de habilidades motoras
Convergência
Divergência
School Physical Education
Motor skill acquisition
Convergence
Divergence
title_short Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
title_full Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
title_fullStr Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
title_full_unstemmed Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
title_sort Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
author Tani, Go
author_facet Tani, Go
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tani, Go
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Aquisição de habilidades motoras
Convergência
Divergência
School Physical Education
Motor skill acquisition
Convergence
Divergence
topic Educação Física Escolar
Aquisição de habilidades motoras
Convergência
Divergência
School Physical Education
Motor skill acquisition
Convergence
Divergence
description O presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603
10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603/182410
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 239-250
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 239-250
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 239-250
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222934980100096