Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603 |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos. |
id |
USP-35_a2f40bdab1b7bc405a3ac20284a393d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/173603 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programsHabilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde Educação Física EscolarAquisição de habilidades motorasConvergênciaDivergênciaSchool Physical EducationMotor skill acquisitionConvergenceDivergenceO presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos.The objective of this essay is to discuss coincidences, convergences and divergences between school physical education developmental approach (AD) and health seeking physical activity programs (PAFVS) concerning how they deal with fundamental motor skills (HMF). The coincidence is in the fact that both have the development of HMF as an important focus of intervention. In AD it is related to the educational objective of citizen formation; in PAFVS it is related to the health of individuals, especially to the prevention of chronic-degenerative diseases. The convergence is in the emphasis on the relevance of HMF to the continuous acquisition of specific motor skills in the future. Without a well-developed base of HMF in the infancy it becomes difficult to engage in the systematic practice of specific motor skills in adolescent and adult age. As a consequence the promotion and maintenance of health become difficult. The divergence is in the fact that the development of HMF is for AD a goal to be achieved, whereas to PAFVS is a mean to an end, that is, health. For AD the acquisition of motor skills being basic or specific does not constitute a means to achieve other objectives, for instance, health. That does not mean this acquisition is dissociated from health objectives because as a consequence of the process of acquiring motor skills the benefits pointed out and emphasized by PAFVS can be also obtained. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/17360310.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 239-250Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 239-250Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 239-2501981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603/182410Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTani, Go2022-05-27T05:37:36Zoai:revistas.usp.br:article/173603Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2022-05-27T05:37:36Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs Habilidades motoras fundamentais na abordagem desenvolvimentista e nos programas de atividade física visando à saúde |
title |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
spellingShingle |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs Tani, Go Educação Física Escolar Aquisição de habilidades motoras Convergência Divergência School Physical Education Motor skill acquisition Convergence Divergence |
title_short |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
title_full |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
title_fullStr |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
title_full_unstemmed |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
title_sort |
Fundamental motor skills in the developmental approach and in the health seeking physical activity programs |
author |
Tani, Go |
author_facet |
Tani, Go |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tani, Go |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Aquisição de habilidades motoras Convergência Divergência School Physical Education Motor skill acquisition Convergence Divergence |
topic |
Educação Física Escolar Aquisição de habilidades motoras Convergência Divergência School Physical Education Motor skill acquisition Convergence Divergence |
description |
O presente ensaio tem como objetivo discutir as coincidências, convergências e divergências entre a abordagem desenvolvimentista da Educação Física escolar (AD) e os programas de atividade física visando à saúde (PAFVS) no que se refere a trato com as habilidades motoras fundamentais (HMF). A coincidência está no fato de o desenvolvimento de HMF constituir-se um foco importante de intervenção em ambos. Na AD está atrelado a objetivos educacionais de formação do cidadão; no PAFVS aos objetivos de saúde do indivíduo, particularmente à prevenção de doenças crônico-degenerativas. A convergência está em enfatizar a relevância das HMF para o desenvolvimento ulterior e contínuo de habilidades motoras específicas. Sem uma base motora bem desenvolvida na infância relativamente a HMF, o envolvimento com a prática sistemática de habilidades motoras específicas na adolescência e na idade adulta fica prejudicado. Como consequência, a promoção e a manutenção de saúde ficam dificultadas. A divergência está no fato de o desenvolvimento de HMF se constituir, na AD, um objetivo a ser alcançado, enquanto que no PAFVS ele é um meio para a saúde. Para a AD, a aquisição de habilidades motoras, sejam elas fundamentais ou específicas, não se configura um meio para alcance de outros objetivos, por exemplo, a saúde. Isto não quer dizer que ela esteja dissociada dos objetivos de saúde, visto que, como consequência do processo de aquisição de habilidades motoras, os benefícios apontados e ressaltados pelo PAFVS podem também ser obtidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603 10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35i4p239-250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/173603/182410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. 4 (2021); 239-250 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. 4 (2021); 239-250 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. 4 (2021); 239-250 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222934980100096 |