Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Fabia Helena Chiorboli
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Dantas, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16758
Resumo: O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª série
id USP-35_c1d64fd50b87b41e7ea8114e4ffb4317
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16758
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental Systematization of the declarative knowledge in physical education in Brazil from 5th to 8th grades - basic education Declarative knowledgePhysical educationBasic educationSchool knowledgeConhecimento declarativoEducação física escolarEnsino fundamental IIConhecimento Escolar O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª série This study aimed at selecting, systematizing and validating the declarative knowledge on the movement that can be transmitted during physical education classes from 5th to 8th grades. The selection of such declarative knowledge on human movement was based on physical education textbooks and its importance to physical education was evaluated by eleven professors. Starting from the themes selected by the teachers, the systematization of the knowledge was undertaken based on the definition of the outcomes at the end of the 4th cycle of the Basic Education. During this process the level of literacy of the students (according to indicators of the Ministry of Education) and the goals of other curricular components were taken into account. The proposal was validated by tests with 167 physical education teachers and 75 technical-pedagogical assistants from state schools. In order to evaluate the rate of agreement or disagreement of certain statements, the Likert scale was used to analyse the outcomes of each grade. Most of the outcomes on each grade have more than 80% of acceptance. Within a minority of the outcomes the agreement of the adequate grade was not unanimous. In four of the outcomes, referring to biodinamic and comportamental aspects, the acceptance was unanimous regarding the 8th grade Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1675810.1590/S1807-55092010000200005Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 205-221 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 205-221 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 205-221 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16758/18471Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Fabia Helena ChiorboliDantas, Luiz2012-05-22T12:40:44Zoai:revistas.usp.br:article/16758Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:40:44Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
Systematization of the declarative knowledge in physical education in Brazil from 5th to 8th grades - basic education
title Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
spellingShingle Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
Antunes, Fabia Helena Chiorboli
Declarative knowledge
Physical education
Basic education
School knowledge
Conhecimento declarativo
Educação física escolar
Ensino fundamental II
Conhecimento Escolar
title_short Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
title_full Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
title_fullStr Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
title_sort Sistematização do conhecimento declarativo em educação física escolar de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental
author Antunes, Fabia Helena Chiorboli
author_facet Antunes, Fabia Helena Chiorboli
Dantas, Luiz
author_role author
author2 Dantas, Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Fabia Helena Chiorboli
Dantas, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Declarative knowledge
Physical education
Basic education
School knowledge
Conhecimento declarativo
Educação física escolar
Ensino fundamental II
Conhecimento Escolar
topic Declarative knowledge
Physical education
Basic education
School knowledge
Conhecimento declarativo
Educação física escolar
Ensino fundamental II
Conhecimento Escolar
description O presente estudo objetivou selecionar, sistematizar e validar o conhecimento declarativo sobre o movimento a ser ensinado no componente curricular Educação Física, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. O conhecimento declarativo sobre o movimento humano foi selecionado com base em livros didáticos de Educação Física e, sua pertinência para a educação física escolar, sendo avaliada por 11 docentes de ensino superior envolvidos com Licenciatura em suas instituições. A sistematização do conhecimento foi realizada com base nos temas selecionados pelos docentes e iniciada com a definição dos comportamentos de saída esperados ao final do quarto ciclo do Ensino Fundamental. Nesse processo, foi considerado o nível de letramento dos alunos (de acordo com indicadores do Ministério da Educação) e os objetivos dos outros componentes curriculares. A validação da proposta foi realizada por 167 professores de Educação Física e 75 assistentes técnico pedagógicos (ATP) da rede Estadual de Ensino. A escala utilizada para avaliação de cada comportamento por série foi a do tipo Likert, que tem como objetivo avaliar o grau de concordância ou discordância de determinadas afirmações. A maioria dos comportamentos esperados por séries recebeu uma aceitação maior que 80% por parte dos professores. Valores menores que esse percentual não apresentaram concordância para uma determinada série. Houve quatro comportamentos (referentes a dimensões biodinâmica e comportamental) que apresentaram unanimidade na aceitação para a 8ª série
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16758
10.1590/S1807-55092010000200005
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16758
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092010000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16758/18471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 24 n. 2 (2010); 205-221
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 24 Núm. 2 (2010); 205-221
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 24 No. 2 (2010); 205-221
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222931321618432