Desenvolvimento e validação de uma escala de fontes de atitudes em relação à geometria e o conhecimento declarativo de estudantes do Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/256687 |
Resumo: | O campo de investigação da Psicologia da Educação Matemática (PME) tem contribuído para o melhor entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar, tanto do ponto afetivo como do cognitivo. Especificamente em relação aos aspectos afetivos, pesquisas envolvendo a PEM têm mostrado a influência das atitudes sobre a aprendizagem não só da Matemática como um todo, mas de conteúdos específicos dessa disciplina. Entre os conteúdos nos quais os alunos apresentam dificuldades conceituais, encontra-se a geometria. Neste sentido, esta tese procura explorar um aspecto da cognição (conhecimento declarativo) e um da afetividade (atitudes). O problema de pesquisa investigado foi: qual o conhecimento declarativo e a correlação entre as atitudes e as fontes de atitudes em relação à geometria? Foram participantes da pesquisa 209 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de uma Escola Técnica de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: questionário, escala de atitudes em relação à geometria (EA), escala de fontes de atitudes e prova de conhecimentos declarativos. A Escala de Fontes de Atitudes (EF) foi elaborada e validada para este estudo, sendo considerada consistente (alfa de Cronbach = 0,744). A análise dos conhecimentos declarativos envolvendo conceitos geométricos mostrou dificuldades dos participantes em acionar esse tipo de conhecimento. Foram identificados processos de subgeneralização, dificuldades em utilizar atributos definidores das figuras, bem como seus exemplos e contraexemplos. No que se refere à análise de correlações, os itens da EA se correlacionaram com os itens da EF. As fontes de atitudes que mais influenciaram as atitudes foram as experiências diretas e o uso de metodologias diversificadas para o ensino. Não foram encontradas relações entre as médias das atitudes dos respondentes e as médias das fontes de atitudes. O estudo sugere a importância de se conhecer as fontes de atitudes dos alunos para se compreender possíveis causas do desempenho desfavorável dos estudantes em relação à geometria |
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Desenvolvimento e validação de uma escala de fontes de atitudes em relação à geometria e o conhecimento declarativo de estudantes do Ensino MédioDevelopment and validation of a scale of sources of attitudes towards geometry and the declarative knowledge of high school studentsGeometriaAtitudesFonte de atitudesConhecimento declarativoGeometrySources of attitudesDeclarative knowledgeO campo de investigação da Psicologia da Educação Matemática (PME) tem contribuído para o melhor entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar, tanto do ponto afetivo como do cognitivo. Especificamente em relação aos aspectos afetivos, pesquisas envolvendo a PEM têm mostrado a influência das atitudes sobre a aprendizagem não só da Matemática como um todo, mas de conteúdos específicos dessa disciplina. Entre os conteúdos nos quais os alunos apresentam dificuldades conceituais, encontra-se a geometria. Neste sentido, esta tese procura explorar um aspecto da cognição (conhecimento declarativo) e um da afetividade (atitudes). O problema de pesquisa investigado foi: qual o conhecimento declarativo e a correlação entre as atitudes e as fontes de atitudes em relação à geometria? Foram participantes da pesquisa 209 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de uma Escola Técnica de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: questionário, escala de atitudes em relação à geometria (EA), escala de fontes de atitudes e prova de conhecimentos declarativos. A Escala de Fontes de Atitudes (EF) foi elaborada e validada para este estudo, sendo considerada consistente (alfa de Cronbach = 0,744). A análise dos conhecimentos declarativos envolvendo conceitos geométricos mostrou dificuldades dos participantes em acionar esse tipo de conhecimento. Foram identificados processos de subgeneralização, dificuldades em utilizar atributos definidores das figuras, bem como seus exemplos e contraexemplos. No que se refere à análise de correlações, os itens da EA se correlacionaram com os itens da EF. As fontes de atitudes que mais influenciaram as atitudes foram as experiências diretas e o uso de metodologias diversificadas para o ensino. Não foram encontradas relações entre as médias das atitudes dos respondentes e as médias das fontes de atitudes. O estudo sugere a importância de se conhecer as fontes de atitudes dos alunos para se compreender possíveis causas do desempenho desfavorável dos estudantes em relação à geometriaThe field of research of Psychology of Mathematics Education (PME) has contributed to a better understanding of the teaching and learning processes of school mathematics, both from the affective and cognitive points. Specifically, in relation to affective aspects, research involving PEM has shown the influence of attitudes on learning not only of Mathematics as a whole, but of specific contents of this discipline. Among the contents in which students present Conceptual difficulties are found in geometry. In this sense, this thesis seeks to explore an aspect of cognition (declarative knowledge) and one of affectivity (attitudes). The research problem investigated was: what is the declarative knowledge and the correlation between attitudes and sources of attitudes towards geometry? A total of 209 students from the Integrated High School to the Technician of a Technical School in a city in the interior of the State of São Paulo participated in the research. The instruments used for data production were: questionnaire, scale of attitudes towards geometry (AE), scale of sources of attitudes and declarative knowledge test. The Sources of Attitudes (EF) Scale was developed and validated for this study, and was considered consistent (Cronbach's alpha = 0.744). The analysis of declarative knowledge involving geometric concepts showed difficulties of the participants in activating this type of knowledge. Processes of undergeneralization were identified, as well as difficulties in using defining attributes of the figures, as well as their examples and counter-examples. Regarding the analysis of correlations, the EA items correlated with the EF items. The sources of attitudes that most influenced attitudes were direct experiences and the use of diversified methodologies for teaching. No relationships were found between the mean attitudes of the respondents and the mean attitudes of the sources of attitudes. The study suggests the importance of knowing the sources of students' attitudes in order to understand possible causes of students' unfavorable performance in relation to geometryUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Moraco, Ana Sheila Trindade [UNESP]2024-07-19T15:14:50Z2024-07-19T15:14:50Z2024-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMoraco, A. S. T. Desenvolvimento e validação de uma escala de fontes de atitudes em relação à geometria e o conhecimento declarativo de estudantes do Ensino Médio . 2024. Tese (doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/25668733004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-20T06:41:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256687Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:36:58.322962Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O campo de investigação da Psicologia da Educação Matemática (PME) tem contribuído para o melhor entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática escolar, tanto do ponto afetivo como do cognitivo. Especificamente em relação aos aspectos afetivos, pesquisas envolvendo a PEM têm mostrado a influência das atitudes sobre a aprendizagem não só da Matemática como um todo, mas de conteúdos específicos dessa disciplina. Entre os conteúdos nos quais os alunos apresentam dificuldades conceituais, encontra-se a geometria. Neste sentido, esta tese procura explorar um aspecto da cognição (conhecimento declarativo) e um da afetividade (atitudes). O problema de pesquisa investigado foi: qual o conhecimento declarativo e a correlação entre as atitudes e as fontes de atitudes em relação à geometria? Foram participantes da pesquisa 209 alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de uma Escola Técnica de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: questionário, escala de atitudes em relação à geometria (EA), escala de fontes de atitudes e prova de conhecimentos declarativos. A Escala de Fontes de Atitudes (EF) foi elaborada e validada para este estudo, sendo considerada consistente (alfa de Cronbach = 0,744). A análise dos conhecimentos declarativos envolvendo conceitos geométricos mostrou dificuldades dos participantes em acionar esse tipo de conhecimento. Foram identificados processos de subgeneralização, dificuldades em utilizar atributos definidores das figuras, bem como seus exemplos e contraexemplos. No que se refere à análise de correlações, os itens da EA se correlacionaram com os itens da EF. As fontes de atitudes que mais influenciaram as atitudes foram as experiências diretas e o uso de metodologias diversificadas para o ensino. Não foram encontradas relações entre as médias das atitudes dos respondentes e as médias das fontes de atitudes. O estudo sugere a importância de se conhecer as fontes de atitudes dos alunos para se compreender possíveis causas do desempenho desfavorável dos estudantes em relação à geometria |
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