Analysis of competitive behavior in young and adult handball athletes
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
DOI: | 10.1590/1807-55092016000200505 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117533 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento competitivo de atletas jovens e adultos da modalidade de handebol. Foram avaliados 143 atletas jovens (16,1 ± 0,7 anos) de ambos os sexos participantes dos Jogos Escolares da Juventude e 69 atletas adultos (24,0 ± 4,3 anos) do sexo masculino, participantes do campeonato Pan-Americano de clubes no ano de 2009. Para avaliação do comportamento competitivo utilizou-se o instrumento Sport Orientation Questionnaire com as subescalas: competir (TQ1), vencer (TQ2) e estabelecer metas (TQ3). Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, considerando 5% de significância. Tanto os atletas jovens quanto os adultos relataram maior importância para o domínio TQ3, havendo diferença estatisticamente significante para este domínio (9 ± 4 vs. 8 ± 3) em que os adultos relataram maior importância para o TQ3 quando comparados aos jovens. Sendo assim, podemos concluir que os atletas escolares e atletas de rendimento apresentaram comportamento competitivo semelhante, ou seja, existe uma tendência elevada na percepção da vitória dentro do processo competitivo, independente das diferenças existentes na idade e no tempo de prática, porém observa-se em ambos os grupos uma maior ênfase para o estabelecimento de metas, sendo que os atletas de rendimento relataram maior importância para o TQ3 em comparação aos jovens, respectivamente 8,0 e 9,0. |
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Analysis of competitive behavior in young and adult handball athletes Análise do comportamento competitivo de atletas jovens e adultos de handebol O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento competitivo de atletas jovens e adultos da modalidade de handebol. Foram avaliados 143 atletas jovens (16,1 ± 0,7 anos) de ambos os sexos participantes dos Jogos Escolares da Juventude e 69 atletas adultos (24,0 ± 4,3 anos) do sexo masculino, participantes do campeonato Pan-Americano de clubes no ano de 2009. Para avaliação do comportamento competitivo utilizou-se o instrumento Sport Orientation Questionnaire com as subescalas: competir (TQ1), vencer (TQ2) e estabelecer metas (TQ3). Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, considerando 5% de significância. Tanto os atletas jovens quanto os adultos relataram maior importância para o domínio TQ3, havendo diferença estatisticamente significante para este domínio (9 ± 4 vs. 8 ± 3) em que os adultos relataram maior importância para o TQ3 quando comparados aos jovens. Sendo assim, podemos concluir que os atletas escolares e atletas de rendimento apresentaram comportamento competitivo semelhante, ou seja, existe uma tendência elevada na percepção da vitória dentro do processo competitivo, independente das diferenças existentes na idade e no tempo de prática, porém observa-se em ambos os grupos uma maior ênfase para o estabelecimento de metas, sendo que os atletas de rendimento relataram maior importância para o TQ3 em comparação aos jovens, respectivamente 8,0 e 9,0. This study aims to analyze the competitive behavior of young and adult handball athletes. Evaluated 143 young athletes (16.1 ± 0.7 years) of both sexes, participants of the Youth School Games, and 69 athletes (24.0 ± 4.3 years), all male participants of the Pan American club championship in the year 2009. To assess the competitive behavior we used the Sport Orientation Questionnaire instrument with subscales: compete (TQ1), win (TQ2) and set goals (TQ3). For data analysis descriptive statistics and the Mann-Whitney test were used, considering 5% of significance. Both young and adult athletes reported greater importance to the TQ3 domain. Comparing the groups, only the TQ3 domain did not show statistically significant difference with higher values for adult athletes. Thus, we can conclude that school and performance athletes showed similar competitive behavior, that is, there is a high tendency in the perception of victory in the competitive process, regardless differences of age and practice time. However, in both groups it was observed a greater emphasis on setting goals, and the performance athletes reported greater importance to the TQ3 compared to the young ones - 8.0 and 9.0, respectively. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/11753310.1590/1807-55092016000200505Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 2 (2016); 505-513Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 2 (2016); 505-513Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 2 (2016); 505-5131981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117533/115268https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/117533/115269Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessZAMBRIN, Lidyane FerreiraPALUDO, Ana CarolinaSANTOS, Oriane de Souza Pinto Martins dosOLIVEIRA, Sérgio Ricardo de SouzaSIMÕES, Antonio CarlosSERASSUELO JUNIOR, Hélio2016-07-11T18:13:15Zoai:revistas.usp.br:article/117533Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-07-11T18:13:15Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento competitivo de atletas jovens e adultos da modalidade de handebol. Foram avaliados 143 atletas jovens (16,1 ± 0,7 anos) de ambos os sexos participantes dos Jogos Escolares da Juventude e 69 atletas adultos (24,0 ± 4,3 anos) do sexo masculino, participantes do campeonato Pan-Americano de clubes no ano de 2009. Para avaliação do comportamento competitivo utilizou-se o instrumento Sport Orientation Questionnaire com as subescalas: competir (TQ1), vencer (TQ2) e estabelecer metas (TQ3). Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e o teste de Mann-Whitney, considerando 5% de significância. Tanto os atletas jovens quanto os adultos relataram maior importância para o domínio TQ3, havendo diferença estatisticamente significante para este domínio (9 ± 4 vs. 8 ± 3) em que os adultos relataram maior importância para o TQ3 quando comparados aos jovens. Sendo assim, podemos concluir que os atletas escolares e atletas de rendimento apresentaram comportamento competitivo semelhante, ou seja, existe uma tendência elevada na percepção da vitória dentro do processo competitivo, independente das diferenças existentes na idade e no tempo de prática, porém observa-se em ambos os grupos uma maior ênfase para o estabelecimento de metas, sendo que os atletas de rendimento relataram maior importância para o TQ3 em comparação aos jovens, respectivamente 8,0 e 9,0. |
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