Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180267 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar a representação social sobre saúde em um grupo formado por 186 jovens que cursavam o segundo ano do ensino médio em uma escola localizada no município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado no ano de 2016 e os dados foram coletados a partir de evocações livres ao termo indutor saúde. Para tal, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS) elaborada por Moscovici, em especial, a técnica de associação livre de ideias baseada na Teoria do Núcleo Central (TNC) proposta por Jean Claude Abric. Os resultados encontrados em um primeiro momento apontaram para uma representação baseada em uma perspectiva biofi siológica da saúde, na qual o elemento central revelado foi Hospital, e os elementos periféricos de maior representatividade foram: Médico, Bem-estar, Exercício, Alimentação e Precariedade. Concluiu-se que a representação de saúde para o grupo estava subordinada principalmente a um contexto social medicalizado, em que as práticas corporais entendidas como saudáveis formavam o pano de fundo para interação com o mundo da estética. Finalizando, notou-se uma dicotomia existente entre a saúde privada e a pública, o que torna essa representação uma questão mais de caráter socioeconômico do que propriamente biológico. |
id |
USP-35_db4d417ca07938169e168f6da830f26a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/180267 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de JaneiroJovensEnsino MédioAbordagem EstruturalMedicalizaçãoO objetivo do estudo foi identificar a representação social sobre saúde em um grupo formado por 186 jovens que cursavam o segundo ano do ensino médio em uma escola localizada no município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado no ano de 2016 e os dados foram coletados a partir de evocações livres ao termo indutor saúde. Para tal, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS) elaborada por Moscovici, em especial, a técnica de associação livre de ideias baseada na Teoria do Núcleo Central (TNC) proposta por Jean Claude Abric. Os resultados encontrados em um primeiro momento apontaram para uma representação baseada em uma perspectiva biofi siológica da saúde, na qual o elemento central revelado foi Hospital, e os elementos periféricos de maior representatividade foram: Médico, Bem-estar, Exercício, Alimentação e Precariedade. Concluiu-se que a representação de saúde para o grupo estava subordinada principalmente a um contexto social medicalizado, em que as práticas corporais entendidas como saudáveis formavam o pano de fundo para interação com o mundo da estética. Finalizando, notou-se uma dicotomia existente entre a saúde privada e a pública, o que torna essa representação uma questão mais de caráter socioeconômico do que propriamente biológico.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18026710.11606/1807-5509202000040611Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 4 (2020); 611-621Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 4 (2020); 611-621Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 4 (2020); 611-6211981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180267/167158Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZalfa, Laila Maria Cardoso Espirito-Santo, Giannina do Assis, Monique Ribeiro de 2021-05-25T13:06:51Zoai:revistas.usp.br:article/180267Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-05-25T13:06:51Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
title |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro Zalfa, Laila Maria Cardoso Jovens Ensino Médio Abordagem Estrutural Medicalização |
title_short |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
title_full |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
title_sort |
Representação social sobre saúde em uma escola no Rio de Janeiro |
author |
Zalfa, Laila Maria Cardoso |
author_facet |
Zalfa, Laila Maria Cardoso Espirito-Santo, Giannina do Assis, Monique Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Espirito-Santo, Giannina do Assis, Monique Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zalfa, Laila Maria Cardoso Espirito-Santo, Giannina do Assis, Monique Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Ensino Médio Abordagem Estrutural Medicalização |
topic |
Jovens Ensino Médio Abordagem Estrutural Medicalização |
description |
O objetivo do estudo foi identificar a representação social sobre saúde em um grupo formado por 186 jovens que cursavam o segundo ano do ensino médio em uma escola localizada no município do Rio de Janeiro. O estudo foi realizado no ano de 2016 e os dados foram coletados a partir de evocações livres ao termo indutor saúde. Para tal, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais (TRS) elaborada por Moscovici, em especial, a técnica de associação livre de ideias baseada na Teoria do Núcleo Central (TNC) proposta por Jean Claude Abric. Os resultados encontrados em um primeiro momento apontaram para uma representação baseada em uma perspectiva biofi siológica da saúde, na qual o elemento central revelado foi Hospital, e os elementos periféricos de maior representatividade foram: Médico, Bem-estar, Exercício, Alimentação e Precariedade. Concluiu-se que a representação de saúde para o grupo estava subordinada principalmente a um contexto social medicalizado, em que as práticas corporais entendidas como saudáveis formavam o pano de fundo para interação com o mundo da estética. Finalizando, notou-se uma dicotomia existente entre a saúde privada e a pública, o que torna essa representação uma questão mais de caráter socioeconômico do que propriamente biológico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180267 10.11606/1807-5509202000040611 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180267 |
identifier_str_mv |
10.11606/1807-5509202000040611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/180267/167158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 34 n. 4 (2020); 611-621 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 34 Núm. 4 (2020); 611-621 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 34 No. 4 (2020); 611-621 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935084957696 |