Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. |
id |
USP-35_f03d0906ee9709a87be53fb5a79676ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16556 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário The effects of an intervention program for elderly people upon physical education undergraduates' intention to work with this age group Educação físicaFormação profissionalTrabalho com idososPhysical EducationProfessional educationWorking with the elderly Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. This research intended to find out about Physical Education undergraduates. intention of working with the elderly after the application of an intervention program designed to attend this age group, as well as, whether this influenced the student´s perceptions of aging issues considering gender differences. Twenty-seven undergraduates (both male and female; average age: 23.2 years) from a public university of Sao Paulo City, Brazil, participated in the study. The intervention program consisted of two courses, Physical Education in Old Age, I, and Physical Education in Old Age, II, which lasted one term each. During this period the undergraduates were submitted to several teaching strategies. The data were collected before and after the intervention by means of two questionnaires about questions regarding the kinds of experience with aging issues, the intention of working with the elderly, and the subjects' perceptions of the direct contact with them during the intervention program. Non-parametric statistics and McNemar's and Exact of Fisher's tests were used to analyze the collected data. The results showed that the subjects' intention of working with the elderly increased significantly (p < 0.05), changing from 33% before the intervention to 81.4% afterwards. There were no gender differences regarding such intention. We came to the conclusion that the teaching strategies adopted in the disciplines were effective in increasing the subjects' interest in working with the elderly Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655610.1590/S1807-55092004000200002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 137-149 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 137-149 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 137-149 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556/18269Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Denilson de CastroOkuma, Silene Sumire2012-05-22T12:17:47Zoai:revistas.usp.br:article/16556Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário The effects of an intervention program for elderly people upon physical education undergraduates' intention to work with this age group |
title |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
spellingShingle |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário Teixeira, Denilson de Castro Educação física Formação profissional Trabalho com idosos Physical Education Professional education Working with the elderly |
title_short |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
title_full |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
title_fullStr |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
title_full_unstemmed |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
title_sort |
Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário |
author |
Teixeira, Denilson de Castro |
author_facet |
Teixeira, Denilson de Castro Okuma, Silene Sumire |
author_role |
author |
author2 |
Okuma, Silene Sumire |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Denilson de Castro Okuma, Silene Sumire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Formação profissional Trabalho com idosos Physical Education Professional education Working with the elderly |
topic |
Educação física Formação profissional Trabalho com idosos Physical Education Professional education Working with the elderly |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556 10.1590/S1807-55092004000200002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092004000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556/18269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 137-149 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 137-149 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 137-149 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222930132533248 |