Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Denilson de Castro
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Okuma, Silene Sumire
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos.
id USP-35_f03d0906ee9709a87be53fb5a79676ce
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16556
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário The effects of an intervention program for elderly people upon physical education undergraduates' intention to work with this age group Educação físicaFormação profissionalTrabalho com idososPhysical EducationProfessional educationWorking with the elderly Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos. This research intended to find out about Physical Education undergraduates. intention of working with the elderly after the application of an intervention program designed to attend this age group, as well as, whether this influenced the student´s perceptions of aging issues considering gender differences. Twenty-seven undergraduates (both male and female; average age: 23.2 years) from a public university of Sao Paulo City, Brazil, participated in the study. The intervention program consisted of two courses, Physical Education in Old Age, I, and Physical Education in Old Age, II, which lasted one term each. During this period the undergraduates were submitted to several teaching strategies. The data were collected before and after the intervention by means of two questionnaires about questions regarding the kinds of experience with aging issues, the intention of working with the elderly, and the subjects' perceptions of the direct contact with them during the intervention program. Non-parametric statistics and McNemar's and Exact of Fisher's tests were used to analyze the collected data. The results showed that the subjects' intention of working with the elderly increased significantly (p < 0.05), changing from 33% before the intervention to 81.4% afterwards. There were no gender differences regarding such intention. We came to the conclusion that the teaching strategies adopted in the disciplines were effective in increasing the subjects' interest in working with the elderly Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2004-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1655610.1590/S1807-55092004000200002Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 137-149 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 137-149 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 137-149 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556/18269Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Denilson de CastroOkuma, Silene Sumire2012-05-22T12:17:47Zoai:revistas.usp.br:article/16556Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:17:47Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
The effects of an intervention program for elderly people upon physical education undergraduates' intention to work with this age group
title Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
spellingShingle Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
Teixeira, Denilson de Castro
Educação física
Formação profissional
Trabalho com idosos
Physical Education
Professional education
Working with the elderly
title_short Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
title_full Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
title_fullStr Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
title_full_unstemmed Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
title_sort Efeitos de um programa de intervenção para idosos sobre a intenção de estudantes de educação física de trabalhar com este grupo etário
author Teixeira, Denilson de Castro
author_facet Teixeira, Denilson de Castro
Okuma, Silene Sumire
author_role author
author2 Okuma, Silene Sumire
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Denilson de Castro
Okuma, Silene Sumire
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Formação profissional
Trabalho com idosos
Physical Education
Professional education
Working with the elderly
topic Educação física
Formação profissional
Trabalho com idosos
Physical Education
Professional education
Working with the elderly
description Esta pesquisa teve como objetivo verificar a intenção de estudantes de educação física em trabalhar com idosos após a aplicação de um programa de intervenção específico para atendimento deste grupo etário, assim como, verificar nesta intenção, a influência da exposição dos sujeitos às questões do envelhecimento e se há diferenças entre gênero. A amostra foi constituída por 27 alunos de ambos os sexos com a média de 23,2 anos ± 3,85, bacharelandos em educação física de uma universidade pública de São Paulo. O programa de intervenção foi composto por duas disciplinas, Educação Física na Terceira Idade I e Educação Física na Terceira Idade II, com um semestre letivo de duração cada, nas quais os sujeitos foram submetidos a diversas estratégias de ensino. Os dados foram coletados antes e após a intervenção através de dois questionários, com questões referentes aos tipos de experiências com o envelhecimento, o interesse em trabalhar com idosos e as suas percepções sobre o contato direto com eles durante a intervenção. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística não paramétrica, testes de McNemar e Exato de Fisher. Os resultados mostram que a intenção dos sujeitos em trabalhar com idosos aumentou significativamente (p < 0,05), passando de 33% antes da intervenção para 81,4% após ela. Diferenças de gênero nessa intenção não foram encontradas. Concluímos que as estratégias de ensino adotadas nas disciplinas foram eficientes para o aumento no interesse dos sujeitos em trabalhar com idosos.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556
10.1590/S1807-55092004000200002
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092004000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16556/18269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 18 n. 2 (2004); 137-149
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 18 Núm. 2 (2004); 137-149
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 18 No. 2 (2004); 137-149
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930132533248