A influência de um programa de iniciação esportiva no desempenho motor e na rotina de atividades de crianças
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/170592 |
Resumo: | As oportunidades disponibilizadas para criança em diferentes contextos de desenvolvimento possuem papel fundamental no desfecho motor bem como nos hábitos de vida da criança. Uma base motora diversificada é importante para que a criança possa se inserir com sucesso em atividades esportivas ao longo da adolescência. O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da inserção de um programa de iniciação esportiva sobre o desempenho motor e na rotina de atividades infantis. O Test of Gross Motor Development-Second Edition e um questionário adaptado sobre rotina de atividades na infância foram utilizados no presente estudo. As crianças foram pareadas e distribuídas em grupos controle e interventivo. O grupo interventivo participou de um programa de iniciação esportiva, com duração de 35 semanas e 56 dias de aulas. As crianças do grupo interventivo frequentavam o programa duas vezes por semana e as aulas eram implementadas com o clima de motivação para a maestria. As crianças do grupo controle participaram de aulas regulares de educação física duas vezes por semana. Os resultados indicaram: (1)mudanças positivas e significativas do pré- para o pós-intervenção no quociente motor, nas habilidades locomotoras e de controle de objeto no grupo de crianças que participou no programa de intervenção; (2) escores motores superiores no pós-teste para o grupo interventivo; (3) mudanças positivas na rotina de atividade diárias do grupo interventivo; e (4) mudanças negativas na rotina de atividade diárias no grupo controle. A participação em programas esportivos resulta em aumento da proficiência motora e rotinas mais voltadas para o movimento em crianças. |
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