Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais. |
id |
USP-35_fe25024fce03b7ee504015ce9228a553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/16794 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora Practice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learning Aprendizagem motoraEstrutura de práticaValidade ecológicaTênis de mesaProcesso adaptativoMotor learningPractice scheduleEcological validityTable tennisAdaptive process O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais. The aim of this study was to investigate the effect of different practice schedules in the adaptive process of motor learning in function of the ecological validity of the experimental situation. Participants were 104 children distributed in eight experimental groups (2 levels of ecological validity x 4 practice schedules). The task was to hit a table tennis ball thrown by equipment or experimenter, aiming to hit a target located on the opposite side of the table. The study was carried out in two phases: stabilization and adaptation. Performance was analyzed through the sum of the points achieved in ten trial blocks. Results showed that the effects of constant, random, constant-random and random-constant practice on the adaptive process of motor learning were similar in both levels of ecological validity; constant practice was the less effective schedule on the adaptive process of motor learning in both experimental situations. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1679410.1590/S1807-55092011000100005Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 39-48 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 39-48 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 39-48 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794/18507Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessMassigli, MarcelaNunes, Marcelo Eduardo de SouzaFreudenheim, Andrea MicheleCorrêa, Umberto Cesar2012-05-22T12:44:39Zoai:revistas.usp.br:article/16794Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:44:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora Practice schedule and ecological validity in the adaptive process of motor learning |
title |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
spellingShingle |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora Massigli, Marcela Aprendizagem motora Estrutura de prática Validade ecológica Tênis de mesa Processo adaptativo Motor learning Practice schedule Ecological validity Table tennis Adaptive process |
title_short |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
title_full |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
title_fullStr |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
title_full_unstemmed |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
title_sort |
Estrutura de prática e validade ecológica no processo adaptativo de aprendizagem motora |
author |
Massigli, Marcela |
author_facet |
Massigli, Marcela Nunes, Marcelo Eduardo de Souza Freudenheim, Andrea Michele Corrêa, Umberto Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Marcelo Eduardo de Souza Freudenheim, Andrea Michele Corrêa, Umberto Cesar |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massigli, Marcela Nunes, Marcelo Eduardo de Souza Freudenheim, Andrea Michele Corrêa, Umberto Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem motora Estrutura de prática Validade ecológica Tênis de mesa Processo adaptativo Motor learning Practice schedule Ecological validity Table tennis Adaptive process |
topic |
Aprendizagem motora Estrutura de prática Validade ecológica Tênis de mesa Processo adaptativo Motor learning Practice schedule Ecological validity Table tennis Adaptive process |
description |
O objetivo desse estudo foi investigar o efeito da estrutura de prática no processo adaptativo de aprendizagem motora em função da validade ecológica da situação experimental. Participaram do estudo 104 crianças distribuídas em oito grupos experimentais (dois níveis de validade ecológica x quatro estruturas de prática). A tarefa consistiu em rebater uma bola de tênis de mesa lançada por um equipamento ou pelo experimentador, com o objetivo de acertar um alvo localizado no lado oposto da mesa. O estudo envolveu duas fases: estabilização e adaptação. O desempenho foi analisado por meio da soma dos pontos obtidos em blocos de 10 tentativas. Os resultados mostraram que os efeitos das práticas constante, aleatória, constante-aleatória e aleatória-constante no processo adaptativo de aprendizagem motora foram similares em ambos os níveis de validade ecológica; a prática constante foi a estrutura menos efetiva no processo adaptativo de aprendizagem motora em ambas as situações experimentais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794 10.1590/S1807-55092011000100005 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092011000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16794/18507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 25 n. 1 (2011); 39-48 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 25 Núm. 1 (2011); 39-48 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 25 No. 1 (2011); 39-48 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222931400261632 |