Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Anselmo Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37338
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo vela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.
id USP-36_033cae649d731977b70c4d3c7073e893
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37338
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-alunoEste trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo vela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2010-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/3733810.11606/issn.2236-4242.v0i23p95-117Linha D'Água; n. 23 (2010); 95-1172236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37338/40058Copyright (c) 2010 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Anselmo Pereira de2020-06-25T03:57:30Zoai:revistas.usp.br:article/37338Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:38.917970Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
title Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
spellingShingle Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
Lima, Anselmo Pereira de
title_short Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
title_full Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
title_fullStr Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
title_full_unstemmed Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
title_sort Educação Profissional e Interação Verbal: Discussão, Argumentação e Discurso no Diálogo Professor-aluno
author Lima, Anselmo Pereira de
author_facet Lima, Anselmo Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Anselmo Pereira de
description Este trabalho apresenta uma análise da interação verbal ocorrida em um centro de formação profissional entre um jovem professor e um grupo de quatro alunos adultos detentores de experiência profissional na área em que estão se especializando. O texto apresenta e busca responder aos seguintes questionamentos: 1) Como se dá esse tipo de interação professor-aluno? 2) De que modo o conhecimento teórico do professor e o conhecimento prático dos alunos são postos para dialogar? 3) Como procede o professor diante dos questionamentos dos alunos? 4) Como os alunos reagem às posições teóricas assumidas pelo professor? A situação de interação aqui analisada foi gravada em áudio e vídeo e transcrita de acordo com as normas do Projeto NURC-SP. Para sua análise, foi empregada a noção de “dualismo funcional” de Lotman (1988), tal como apresentada por Wertsch e Smolka (1993). O estudo vela um processo de discussão e argumentação travado entre o professor e seus alunos em torno de aspectos teóricos e práticos da execução de um dado trabalho, o que faz circular no diálogo discursos relativos ao atraso/avanço tecnológico do Brasil. É notável a transformação dos alunos e do professor ao término do diálogo: aqueles adquirem um olhar teórico sobre sua prática e este, por sua vez, parece adquirir um olhar prático sobre sua teoria, sem – entretanto – dela abrir mão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37338
10.11606/issn.2236-4242.v0i23p95-117
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37338
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p95-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37338/40058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; n. 23 (2010); 95-117
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893219844096