Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141 |
Resumo: | Este artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão. |
id |
USP-36_03740e150bd36526e8dc0d6c47d92f97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/211141 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativoDeveloping Argumentation Skills through Teaching of the Argumentative Text StructureTextual Analysis of DiscourseTextual planningWriting instructionDissertative-argumentative textHigh schoolAnálise Textual dos DiscursosPlanejamento textualEnsino de redaçãoTexto dissertativo-argumentativoEnsino médioEste artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.This article investigates the impact of teaching the argumentative text plan on the students’ development of argumentation skills through a qualitative, bibliographic, and documentary approach, with the theoretical support of Textual Analysis of Discourse. The study involved a sample of dissertative-argumentative text productions from participants in the extension project ‘Together We Are Stronger,’ offered by the Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) in partnership with the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) at the Sinop campus. We observed that, even among reluctant students, the adoption of the textual planning procedure promoted improved performance in the elaboration of text plans, contributing to the development of argumentation in text production. The results obtained showed that teaching the text plan can be an effective tool for improving students’ skills in producing argumentative dissertative texts, provided that grammatical and cohesion issues are also addressed.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21114110.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 200-2212236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/201986https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/203167Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Vanessa Fabíola Silva deMacedo, Ana MariaCampanha, Paula de Col2024-03-02T13:27:27Zoai:revistas.usp.br:article/211141Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T13:27:27Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo Developing Argumentation Skills through Teaching of the Argumentative Text Structure |
title |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
spellingShingle |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo Faria, Vanessa Fabíola Silva de Textual Analysis of Discourse Textual planning Writing instruction Dissertative-argumentative text High school Análise Textual dos Discursos Planejamento textual Ensino de redação Texto dissertativo-argumentativo Ensino médio |
title_short |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
title_full |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
title_fullStr |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
title_sort |
Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo |
author |
Faria, Vanessa Fabíola Silva de |
author_facet |
Faria, Vanessa Fabíola Silva de Macedo, Ana Maria Campanha, Paula de Col |
author_role |
author |
author2 |
Macedo, Ana Maria Campanha, Paula de Col |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Vanessa Fabíola Silva de Macedo, Ana Maria Campanha, Paula de Col |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textual Analysis of Discourse Textual planning Writing instruction Dissertative-argumentative text High school Análise Textual dos Discursos Planejamento textual Ensino de redação Texto dissertativo-argumentativo Ensino médio |
topic |
Textual Analysis of Discourse Textual planning Writing instruction Dissertative-argumentative text High school Análise Textual dos Discursos Planejamento textual Ensino de redação Texto dissertativo-argumentativo Ensino médio |
description |
Este artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/201986 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/203167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 200-221 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892036001792 |