Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Vanessa Fabíola Silva de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Macedo, Ana Maria, Campanha, Paula de Col
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141
Resumo: Este artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.
id USP-36_03740e150bd36526e8dc0d6c47d92f97
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211141
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativoDeveloping Argumentation Skills through Teaching of the Argumentative Text StructureTextual Analysis of DiscourseTextual planningWriting instructionDissertative-argumentative textHigh schoolAnálise Textual dos DiscursosPlanejamento textualEnsino de redaçãoTexto dissertativo-argumentativoEnsino médioEste artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.This article investigates the impact of teaching the argumentative text plan on the students’ development of argumentation skills through a qualitative, bibliographic, and documentary approach, with the theoretical support of Textual Analysis of Discourse. The study involved a sample of dissertative-argumentative text productions from participants in the extension project ‘Together We Are Stronger,’ offered by the Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) in partnership with the Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) at the Sinop campus. We observed that, even among reluctant students, the adoption of the textual planning procedure promoted improved performance in the elaboration of text plans, contributing to the development of argumentation in text production. The results obtained showed that teaching the text plan can be an effective tool for improving students’ skills in producing argumentative dissertative texts, provided that grammatical and cohesion issues are also addressed.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21114110.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 200-2212236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/201986https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/203167Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Vanessa Fabíola Silva deMacedo, Ana MariaCampanha, Paula de Col2024-03-02T13:27:27Zoai:revistas.usp.br:article/211141Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T13:27:27Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
Developing Argumentation Skills through Teaching of the Argumentative Text Structure
title Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
spellingShingle Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
Faria, Vanessa Fabíola Silva de
Textual Analysis of Discourse
Textual planning
Writing instruction
Dissertative-argumentative text
High school
Análise Textual dos Discursos
Planejamento textual
Ensino de redação
Texto dissertativo-argumentativo
Ensino médio
title_short Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
title_full Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
title_fullStr Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
title_full_unstemmed Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
title_sort Desenvolvendo habilidades de argumentação por meio do ensino do plano de texto argumentativo
author Faria, Vanessa Fabíola Silva de
author_facet Faria, Vanessa Fabíola Silva de
Macedo, Ana Maria
Campanha, Paula de Col
author_role author
author2 Macedo, Ana Maria
Campanha, Paula de Col
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Vanessa Fabíola Silva de
Macedo, Ana Maria
Campanha, Paula de Col
dc.subject.por.fl_str_mv Textual Analysis of Discourse
Textual planning
Writing instruction
Dissertative-argumentative text
High school
Análise Textual dos Discursos
Planejamento textual
Ensino de redação
Texto dissertativo-argumentativo
Ensino médio
topic Textual Analysis of Discourse
Textual planning
Writing instruction
Dissertative-argumentative text
High school
Análise Textual dos Discursos
Planejamento textual
Ensino de redação
Texto dissertativo-argumentativo
Ensino médio
description Este artigo investiga o impacto do ensino do plano de texto argumentativo no desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos por meio de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e documental, com o aporte teórico da Análise Textual dos Discursos, que envolveu uma amostra de produções de textos dissertativo-argumentativos de participantes do projeto de extensão “Juntos Somos Mais Fortes”, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no campus de Sinop. Observou-se que, mesmo entre os relutantes, a adoção do procedimento de planejamento textual promoveu melhora do desempenho na elaboração dos planos de texto, contribuindo para o desenvolvimento da argumentação da produção textual. Os resultados obtidos demonstraram que o ensino do plano de texto pode ser uma ferramenta eficaz para melhorar a habilidade dos alunos na produção de textos-dissertativos argumentativos, contanto que sejam abordadas também as questões gramaticais e de coesão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p200-221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/201986
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211141/203167
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Vanessa Fabíola Silva de Faria, Ana Maria Macedo, Paula de Col Campanha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 200-221
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892036001792