Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299 |
Resumo: | Este artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente. |
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Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário onlineTeaching argumentation: a propositional analysis of the online commentary genreArgumentaçãoRede socialEnsinoLíngua portuguesaInstagramArgumentationSocial mediaTeachingPortuguese LanguageInstagramEste artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.This article aims to examine the occurrence of discursive-argumentative relationships in written texts of the online commentary genre that are posted on social networks, parallel to the reflection on the argumentation approach in the teaching of the Portuguese language. It’s characterized as an exploratory study, of a qualitative nature and outlined by bibliographical research. The corpus of analysis is composed of a news post published on the profile of the newspaper Estadão, on Instagram, and the reactive comments to the post. The results of the analysis indicated the occurrence of different argumentative relationships in the comments in which the utterances are linked by textual articulators, which suggests the importance of working with linguistic-discursive elements in the teaching of argumentation, especially in contemporary texts conveyed virtually.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21129910.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 276-2922236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/201990https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/203174Copyright (c) 2023 José Paulo Tavares Severo Júnior, Maria de Fátima Silva dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSevero Júnior, José Paulo TavaresSantos, Maria de Fátima Silva dos2024-03-02T14:38:49Zoai:revistas.usp.br:article/211299Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:38:49Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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