Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo Júnior, José Paulo Tavares
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Maria de Fátima Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299
Resumo: Este artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.
id USP-36_04316e18d565b5f57db5e13ab3269cae
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211299
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário onlineTeaching argumentation: a propositional analysis of the online commentary genreArgumentaçãoRede socialEnsinoLíngua portuguesaInstagramArgumentationSocial mediaTeachingPortuguese LanguageInstagramEste artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.This article aims to examine the occurrence of discursive-argumentative relationships in written texts of the online commentary genre that are posted on social networks, parallel to the reflection on the argumentation approach in the teaching of the Portuguese language. It’s characterized as an exploratory study, of a qualitative nature and outlined by bibliographical research. The corpus of analysis is composed of a news post published on the profile of the newspaper Estadão, on Instagram, and the reactive comments to the post. The results of the analysis indicated the occurrence of different argumentative relationships in the comments in which the utterances are linked by textual articulators, which suggests the importance of working with linguistic-discursive elements in the teaching of argumentation, especially in contemporary texts conveyed virtually.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/21129910.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 276-2922236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/201990https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/203174Copyright (c) 2023 José Paulo Tavares Severo Júnior, Maria de Fátima Silva dos Santoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSevero Júnior, José Paulo TavaresSantos, Maria de Fátima Silva dos2024-03-02T14:38:49Zoai:revistas.usp.br:article/211299Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:38:49Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
Teaching argumentation: a propositional analysis of the online commentary genre
title Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
spellingShingle Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
Severo Júnior, José Paulo Tavares
Argumentação
Rede social
Ensino
Língua portuguesa
Instagram
Argumentation
Social media
Teaching
Portuguese Language
Instagram
title_short Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
title_full Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
title_fullStr Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
title_full_unstemmed Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
title_sort Ensino da argumentação: uma análise propositiva do gênero comentário online
author Severo Júnior, José Paulo Tavares
author_facet Severo Júnior, José Paulo Tavares
Santos, Maria de Fátima Silva dos
author_role author
author2 Santos, Maria de Fátima Silva dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo Júnior, José Paulo Tavares
Santos, Maria de Fátima Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Rede social
Ensino
Língua portuguesa
Instagram
Argumentation
Social media
Teaching
Portuguese Language
Instagram
topic Argumentação
Rede social
Ensino
Língua portuguesa
Instagram
Argumentation
Social media
Teaching
Portuguese Language
Instagram
description Este artigo objetiva examinar a ocorrência de relações discursivo-argumentativas em textos do gênero comentário online que são postados em redes sociais, paralelamente à reflexão sobre a abordagem da argumentação no ensino de Língua Portuguesa. Caracteriza-se como estudo exploratório, de natureza qualitativa e delineado por pesquisa bibliográfica. O corpus de análise é composto por um post de notícia publicado no perfil do jornal Estadão, no Instagram, e pelos comentários reativos à postagem. Os resultados da análise indicaram a ocorrência de diferentes relações argumentativas nos comentários em que os enunciados são encadeados por articuladores textuais, o que sugere a importância do trabalho com os elementos linguístico-discursivos no ensino da argumentação, sobretudo em textos contemporâneos veiculados virtualmente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p276-292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/201990
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/211299/203174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 José Paulo Tavares Severo Júnior, Maria de Fátima Silva dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 José Paulo Tavares Severo Júnior, Maria de Fátima Silva dos Santos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 276-292
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892044390400