Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masip, Vicente
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281
Resumo: As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos.
id USP-36_0551f4330bddc1cc550e37d978b09b58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/89281
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorialPortuguese Phonetics and Phonologie: a Teching Laboratorial Modelfonéticafonologialaboratóriopesquisamodelo.PhoneticsPhonologyLaboratoryResearchModel.As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos.Natural languages are oral communication vehicles that eventually are written. It is very important to reflect on the sounds of the Portuguese language, using all the available resources that technology offer to us, especially the phonetic laboratories that allow us to record messages, analyze, diagnose and transmit them. We propose a model in two stages: the first, simpler, and the second more elaborated, which could be used as a support for teaching Portuguese language to native speakers; and the foreign, especially, as a research tool capable of representing the recording of sounds, its segmental and prosodic features. From the sound research we have suggested, it’s possible to establish contrasts, identify convergences, divergences, clarify ambiguities and misunderstandings, useful procedures for elementary school teachers, which lack the tools to link the speaking and writing, that reflects poor results in literacy of Brazilians’children, youth and adults.The research of sound, was an complex and expensive activity some years ago, however it has gradually become simplified and cheaper until it turns an available tool to everyone.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/8928110.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 177-1962236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/98300https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/146232Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMasip, Vicente2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/89281Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:46.862242Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
Portuguese Phonetics and Phonologie: a Teching Laboratorial Model
title Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
spellingShingle Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
Masip, Vicente
fonética
fonologia
laboratório
pesquisa
modelo.
Phonetics
Phonology
Laboratory
Research
Model.
title_short Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
title_full Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
title_fullStr Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
title_full_unstemmed Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
title_sort Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
author Masip, Vicente
author_facet Masip, Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Masip, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv fonética
fonologia
laboratório
pesquisa
modelo.
Phonetics
Phonology
Laboratory
Research
Model.
topic fonética
fonologia
laboratório
pesquisa
modelo.
Phonetics
Phonology
Laboratory
Research
Model.
description As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/98300
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/146232
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 177-196
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893965381632