Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281 |
Resumo: | As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos. |
id |
USP-36_0551f4330bddc1cc550e37d978b09b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/89281 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorialPortuguese Phonetics and Phonologie: a Teching Laboratorial Modelfonéticafonologialaboratóriopesquisamodelo.PhoneticsPhonologyLaboratoryResearchModel.As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos.Natural languages are oral communication vehicles that eventually are written. It is very important to reflect on the sounds of the Portuguese language, using all the available resources that technology offer to us, especially the phonetic laboratories that allow us to record messages, analyze, diagnose and transmit them. We propose a model in two stages: the first, simpler, and the second more elaborated, which could be used as a support for teaching Portuguese language to native speakers; and the foreign, especially, as a research tool capable of representing the recording of sounds, its segmental and prosodic features. From the sound research we have suggested, it’s possible to establish contrasts, identify convergences, divergences, clarify ambiguities and misunderstandings, useful procedures for elementary school teachers, which lack the tools to link the speaking and writing, that reflects poor results in literacy of Brazilians’children, youth and adults.The research of sound, was an complex and expensive activity some years ago, however it has gradually become simplified and cheaper until it turns an available tool to everyone.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/8928110.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 177-1962236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/98300https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/146232Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessMasip, Vicente2022-03-25T13:46:04Zoai:revistas.usp.br:article/89281Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:46.862242Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial Portuguese Phonetics and Phonologie: a Teching Laboratorial Model |
title |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
spellingShingle |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial Masip, Vicente fonética fonologia laboratório pesquisa modelo. Phonetics Phonology Laboratory Research Model. |
title_short |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
title_full |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
title_fullStr |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
title_full_unstemmed |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
title_sort |
Fonética e fonologia portuguesas: um modelo didático latoratorial |
author |
Masip, Vicente |
author_facet |
Masip, Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Masip, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fonética fonologia laboratório pesquisa modelo. Phonetics Phonology Laboratory Research Model. |
topic |
fonética fonologia laboratório pesquisa modelo. Phonetics Phonology Laboratory Research Model. |
description |
As línguas naturais são veículos orais de comunicação que eventualmente se escrevem. É muito importante refletir sobre os sons do português, usando todos recursos que a tecnologia coloca ao nosso dispor, especialmente os laboratórios fonéticos, que nos permitem gravar mensagens, analisá-las, diagnosticá-las e transmiti-las. Propomos um modelo, em duas fases, a primeira mais simples e a segunda mais elaborada, que poderá ser usado como suporte para o ensino da língua portuguesa a nativos e a estrangeiros e, especialmente, como instrumento de pesquisa capaz de detalhar o registro dos sons, seus traços segmentais e prosódicos; a partir da investigação sonora que sugerimos, será possível estabelecer contrastes, identificar convergências e divergências e esclarecer ambiguidades e equívocos, procedimentos especialmente úteis para professores do ensino fundamental, que carecem de instrumentos para fazer a ponte entre a fala e a escrita, carência que se reflete na pobreza de resultados obtidos na alfabetização de crianças, jovens e adultos brasileiros. A pesquisa do som, que até alguns anos atrás constituía uma atividade complexa e onerosa, foi progressivamente simplificada e barateada até se tornar uma ferramenta ao alcance de todos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281 10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i1p177-196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/98300 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/89281/146232 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 1 (2015): Tecnologias digitais no ensino de Língua Portuguesa; 177-196 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893965381632 |