Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499 |
Resumo: | A leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica. |
id |
USP-36_1cc3dda8df99334a9e2e69811f366774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/186499 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentaçãoArgumentative reading in school: teaching proposals based on the interactional perspective of argumentationReading ComprehensionArgumentationDialogue ModelTeachingCompreensão leitoraArgumentaçãoModelo dialogalEnsino-aprendizagemA leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica.Argumentative reading is a field that still lacks specific studies in Brazil and abroad. This article aims at discussing how this reading type can be conceived and realized in Portuguese language classes in Elementary School, both in a theoretical and practical scope, based on two professional master’s level studies in Languages/UFS (Federal University of Sergipe), São Cristóvão campus. Methodologically, these exploratory and interventionist studies, carried out between 2018 and 2019 by two teachers/researchers, were combined in order to indicate how reading in an interactional perspective can be articulated with the dialogue model of argumentation envisioning the promotion of reading practices for argumentative texts. The results enabled us to establish six guiding principles for the development of argumentative reading in basic education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18649910.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 108-1312236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/177976https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/180479Copyright (c) 2021 Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Louriane Ribeiro Reis, Nadija Santos Montehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Isabel Cristina Michelan deReis, Louriane Ribeiro Monte, Nadija Santos 2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/186499Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:40:27Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação Argumentative reading in school: teaching proposals based on the interactional perspective of argumentation |
title |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
spellingShingle |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação Azevedo, Isabel Cristina Michelan de Reading Comprehension Argumentation Dialogue Model Teaching Compreensão leitora Argumentação Modelo dialogal Ensino-aprendizagem |
title_short |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
title_full |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
title_fullStr |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
title_full_unstemmed |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
title_sort |
Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação |
author |
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de |
author_facet |
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de Reis, Louriane Ribeiro Monte, Nadija Santos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Louriane Ribeiro Monte, Nadija Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de Reis, Louriane Ribeiro Monte, Nadija Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reading Comprehension Argumentation Dialogue Model Teaching Compreensão leitora Argumentação Modelo dialogal Ensino-aprendizagem |
topic |
Reading Comprehension Argumentation Dialogue Model Teaching Compreensão leitora Argumentação Modelo dialogal Ensino-aprendizagem |
description |
A leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/177976 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/180479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 108-131 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1748936676759044096 |