Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Louriane Ribeiro, Monte, Nadija Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499
Resumo: A leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica.
id USP-36_1cc3dda8df99334a9e2e69811f366774
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/186499
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentaçãoArgumentative reading in school: teaching proposals based on the interactional perspective of argumentationReading ComprehensionArgumentationDialogue ModelTeachingCompreensão leitoraArgumentaçãoModelo dialogalEnsino-aprendizagemA leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica.Argumentative reading is a field that still lacks specific studies in Brazil and abroad. This article aims at discussing how this reading type can be conceived and realized in Portuguese language classes in Elementary School, both in a theoretical and practical scope, based on two professional master’s level studies in Languages/UFS (Federal University of Sergipe), São Cristóvão campus. Methodologically, these exploratory and interventionist studies, carried out between 2018 and 2019 by two teachers/researchers, were combined in order to indicate how reading in an interactional perspective can be articulated with the dialogue model of argumentation envisioning the promotion of reading practices for argumentative texts. The results enabled us to establish six guiding principles for the development of argumentative reading in basic education.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18649910.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 108-1312236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/177976https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/180479Copyright (c) 2021 Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Louriane Ribeiro Reis, Nadija Santos Montehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Isabel Cristina Michelan deReis, Louriane Ribeiro Monte, Nadija Santos 2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/186499Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:40:27Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
Argumentative reading in school: teaching proposals based on the interactional perspective of argumentation
title Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
spellingShingle Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Reading Comprehension
Argumentation
Dialogue Model
Teaching
Compreensão leitora
Argumentação
Modelo dialogal
Ensino-aprendizagem
title_short Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
title_full Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
title_fullStr Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
title_full_unstemmed Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
title_sort Leitura argumentativa na escola: propostas didáticas fundadas na perspectiva interacional da argumentação
author Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
author_facet Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Reis, Louriane Ribeiro
Monte, Nadija Santos
author_role author
author2 Reis, Louriane Ribeiro
Monte, Nadija Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Reis, Louriane Ribeiro
Monte, Nadija Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Reading Comprehension
Argumentation
Dialogue Model
Teaching
Compreensão leitora
Argumentação
Modelo dialogal
Ensino-aprendizagem
topic Reading Comprehension
Argumentation
Dialogue Model
Teaching
Compreensão leitora
Argumentação
Modelo dialogal
Ensino-aprendizagem
description A leitura argumentativa é um campo que, atualmente, ainda carece de estudos específicos no Brasil e no mundo. Neste artigo, pretende-se discutir como esse tipo de leitura pode ser concebida e concretizada em classes de língua portuguesa no ensino fundamental, tematizando-a nos âmbitos teórico e prático com base em duas pesquisas realizadas no Mestrado Profissional em Letras/UFS, campus São Cristóvão. Metodologicamente, as pesquisas exploratórias e intervencionistas realizadas entre 2018 e 2019, por duas professoras-pesquisadoras, foram combinadas a fim de indicar como a leitura em perspectiva interacional pode ser articulada ao modelo dialogal da argumentação com vistas a promover práticas de leitura de textos marcados pela argumentação. Os resultados permitiram compor seis princípios orientadores para o desenvolvimento da leitura argumentativa na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p108-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/177976
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/186499/180479
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 108-131
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1748936676759044096