Cinematização, transcriação e adaptação: aspectos sobre o poético nas relações intersemióticas de Abril Despedaçado
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191965 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intersemióticas mantidas entre o livro Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e o filme homônimo de Walter Salles. Propomo-nos a analisar os processos de construção da adaptação levando em consideração a presença de elementos poéticos nas duas obras, tanto a literária como a fílmica. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho comparatista, na qual concluímos que a presença da poesia em ambas as obras se faz pela realização de procedimentos estéticos específicos de cada meio semiótico, como o uso do ritmo literário e da câmera subjetiva. Como aporte teórico, utilizamos as considerações de Paz, o qual defende que a poesia não está presa a fórmulas ou a um determinado gênero, mas pode estar presente nos mais variados contextos e produções. Também utilizamos Pasolini e sua teoria do Cinema de Poesia, que está em consonância com a teoria de Paz. |
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Cinematização, transcriação e adaptação: aspectos sobre o poético nas relações intersemióticas de Abril DespedaçadoCinematization, transcreation, and adaptation: poetic aspects of the intersemiotic relations in Broken AprilCinema de PoesiaLiteratura e CinemaPasoliniIsmail KadaréWalter SallesCinema of PoetryLiterature and CinemaPasoliniIsmail KadaréWalter SallesO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intersemióticas mantidas entre o livro Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e o filme homônimo de Walter Salles. Propomo-nos a analisar os processos de construção da adaptação levando em consideração a presença de elementos poéticos nas duas obras, tanto a literária como a fílmica. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho comparatista, na qual concluímos que a presença da poesia em ambas as obras se faz pela realização de procedimentos estéticos específicos de cada meio semiótico, como o uso do ritmo literário e da câmera subjetiva. Como aporte teórico, utilizamos as considerações de Paz, o qual defende que a poesia não está presa a fórmulas ou a um determinado gênero, mas pode estar presente nos mais variados contextos e produções. Também utilizamos Pasolini e sua teoria do Cinema de Poesia, que está em consonância com a teoria de Paz.The aim of this paper is to analyze the intersemiotic relations between Broken April, by Ismail Kadaré, and its adaptation Behind the sun, by Walter Salles. The analysis of the adaptation construction process takes into account the presence of poetic elements in both works, literary and cinematic. Therefore, comparative bibliographical research on this subject was carried out. It was found the poetic presence in both works is achieved by aesthetic procedures specific to each semiotic medium. This is the case with the literary rhythm and the subjective camera. Octavio Paz’s considerations regarding poetry’s presence in a variety of contexts, productions, genres and media were used as a theoretical framework. Pasolini’s Cinema of Poetry, which is consonant with Paz's theory, was also part of the framework adopted.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/19196510.11606/issn.2236-4242.v35i3p139-153Linha D'Água; v. 35 n. 3 (2022): Estudos comparativistas – Literatura comparada & estudos interartes; 139-1532236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191965/188864https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/191965/196812Copyright (c) 2022 Francisco Heitor Pimenta Patrício, Ana Carolina Negrão Berlini de Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPatrício, Francisco Heitor PimentaAndrade, Ana Carolina Negrão Berlini de2024-04-03T20:26:34Zoai:revistas.usp.br:article/191965Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-04-03T20:26:34Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intersemióticas mantidas entre o livro Abril Despedaçado, de Ismail Kadaré, e o filme homônimo de Walter Salles. Propomo-nos a analisar os processos de construção da adaptação levando em consideração a presença de elementos poéticos nas duas obras, tanto a literária como a fílmica. Desse modo, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho comparatista, na qual concluímos que a presença da poesia em ambas as obras se faz pela realização de procedimentos estéticos específicos de cada meio semiótico, como o uso do ritmo literário e da câmera subjetiva. Como aporte teórico, utilizamos as considerações de Paz, o qual defende que a poesia não está presa a fórmulas ou a um determinado gênero, mas pode estar presente nos mais variados contextos e produções. Também utilizamos Pasolini e sua teoria do Cinema de Poesia, que está em consonância com a teoria de Paz. |
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