Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puzzo, Miriam Bauab
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163
Resumo: O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico.
id USP-36_2b282e1befa307846f95db64f7c0e2f0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/65163
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de BakhtinDialogic language theory: grammar teaching in Bakhtin's perspectiveteoria dialógicagramáticaensinoBakhtindiscurso/ Dialogical TheoryGrammarTeachingDiscourseDialogical theoryGrammarTeachingBakhtinDiscourse.O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico.The purpose of this research is to articulate Bakhtin’s and the Circle’s theory of language with pedagogical teaching of grammar exhibited in the recently published notes of Mikhail Bakhtin's "Dialogic origin and dialogic pedagogy of Grammar", translated into English in 2004, and still little known among us. These notes illustrate an aspect of his theory focused on the practical application in grammatical classes. Although some practice this proposal is not new to the teaching of grammar in Brazil, with a view to Othon M. Garcia’s work Communication in modern prose (2000), we must point out similarities and differences in view of the implicit theory that argues Bakhtin's reflections. Although, in this text, the author does not mention his discursive theory, it is implicit in the notes about grammar proposed by him. To accomplish with this proposal, it resorts to both common aspects discussed by Garcia as for Bakhtin, punctuating the difference: on one hand seen as grammar and stylistic feature of the grammar applied to other genres considering the concept that extends the Garcia’s consideration about parataxis and hipotaxis, on the other, extending it to immediate context of production and circulation of utterances, considering the generic and individual style.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/6516310.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278Linha D'Água; v. 26 n. 2 (2013): Análise de textos e discursos; 261-2782236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163/71563Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuzzo, Miriam Bauab2022-03-25T13:46:56Zoai:revistas.usp.br:article/65163Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:43.958046Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
Dialogic language theory: grammar teaching in Bakhtin's perspective
title Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
spellingShingle Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
Puzzo, Miriam Bauab
teoria dialógica
gramática
ensino
Bakhtin
discurso/ Dialogical Theory
Grammar
Teaching
Discourse
Dialogical theory
Grammar
Teaching
Bakhtin
Discourse.
title_short Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
title_full Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
title_fullStr Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
title_full_unstemmed Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
title_sort Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
author Puzzo, Miriam Bauab
author_facet Puzzo, Miriam Bauab
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Puzzo, Miriam Bauab
dc.subject.por.fl_str_mv teoria dialógica
gramática
ensino
Bakhtin
discurso/ Dialogical Theory
Grammar
Teaching
Discourse
Dialogical theory
Grammar
Teaching
Bakhtin
Discourse.
topic teoria dialógica
gramática
ensino
Bakhtin
discurso/ Dialogical Theory
Grammar
Teaching
Discourse
Dialogical theory
Grammar
Teaching
Bakhtin
Discourse.
description O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163
10.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163/71563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 26 n. 2 (2013): Análise de textos e discursos; 261-278
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893609914368