Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico. |
id |
USP-36_2b282e1befa307846f95db64f7c0e2f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/65163 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de BakhtinDialogic language theory: grammar teaching in Bakhtin's perspectiveteoria dialógicagramáticaensinoBakhtindiscurso/ Dialogical TheoryGrammarTeachingDiscourseDialogical theoryGrammarTeachingBakhtinDiscourse.O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico.The purpose of this research is to articulate Bakhtin’s and the Circle’s theory of language with pedagogical teaching of grammar exhibited in the recently published notes of Mikhail Bakhtin's "Dialogic origin and dialogic pedagogy of Grammar", translated into English in 2004, and still little known among us. These notes illustrate an aspect of his theory focused on the practical application in grammatical classes. Although some practice this proposal is not new to the teaching of grammar in Brazil, with a view to Othon M. Garcia’s work Communication in modern prose (2000), we must point out similarities and differences in view of the implicit theory that argues Bakhtin's reflections. Although, in this text, the author does not mention his discursive theory, it is implicit in the notes about grammar proposed by him. To accomplish with this proposal, it resorts to both common aspects discussed by Garcia as for Bakhtin, punctuating the difference: on one hand seen as grammar and stylistic feature of the grammar applied to other genres considering the concept that extends the Garcia’s consideration about parataxis and hipotaxis, on the other, extending it to immediate context of production and circulation of utterances, considering the generic and individual style.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/6516310.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278Linha D'Água; v. 26 n. 2 (2013): Análise de textos e discursos; 261-2782236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163/71563Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPuzzo, Miriam Bauab2022-03-25T13:46:56Zoai:revistas.usp.br:article/65163Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:43.958046Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin Dialogic language theory: grammar teaching in Bakhtin's perspective |
title |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
spellingShingle |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin Puzzo, Miriam Bauab teoria dialógica gramática ensino Bakhtin discurso/ Dialogical Theory Grammar Teaching Discourse Dialogical theory Grammar Teaching Bakhtin Discourse. |
title_short |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
title_full |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
title_fullStr |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
title_full_unstemmed |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
title_sort |
Teoria dialógica da linguagem: o ensino da gramática na perspectiva de Bakhtin |
author |
Puzzo, Miriam Bauab |
author_facet |
Puzzo, Miriam Bauab |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Puzzo, Miriam Bauab |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria dialógica gramática ensino Bakhtin discurso/ Dialogical Theory Grammar Teaching Discourse Dialogical theory Grammar Teaching Bakhtin Discourse. |
topic |
teoria dialógica gramática ensino Bakhtin discurso/ Dialogical Theory Grammar Teaching Discourse Dialogical theory Grammar Teaching Bakhtin Discourse. |
description |
O objetivo desta pesquisa é procurar articular a teoria de Bakhtin e do Círculo com a proposta pedagógica de ensino de gramática exposta no artigo de Mikhail Bakhtin Questões de estilística no ensino da língua, traduzido para o inglês em 2004 e em 2013 para português, e ainda pouco conhecido entre nós. As questões levantadas no texto ilustram um aspecto de sua teoria voltada para a aplicação prática em sala de aula. Embora alguma prática dessa proposta não seja novidade para o ensino da gramática no Brasil, tendo em vista a obra do filólogo linguista e professor Othon M. Garcia (1912-2002) Comunicação em prosa moderna (1967, 1. ed.), é preciso pontuar aproximações e distanciamentos tendo em vista a teoria implícita que sustenta as reflexões de Bakhtin. Embora, neste texto, o autor não mencione sua teoria discursiva, ela está implícita nas sugestões de aplicação propostas por ele. Para cumprir essa proposta, recorre-se a aspectos comuns discutidos tanto por Garcia como por Bakhtin, pontuando a diferença: de um lado a gramática vista como recurso estilístico e de outro a gramática aplicada aos gêneros discursivos tendo em vista o conceito dialógico que amplia a proposta de Garcia estendendo-a ao contexto imediato de produção e circulação de enunciados, considerando o estilo individual e genérico. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163 10.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v26i2p261-278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/65163/71563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 26 n. 2 (2013): Análise de textos e discursos; 261-278 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893609914368 |