O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748 |
Resumo: | No contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue. |
id |
USP-36_345c1e0f7ce59d832b9175c235e91c85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/166748 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciênciaThe Teaching of Oral Presentation in French and its Contribution to Academic Literacy and to The Multilingualism in ScienceAcademic LiteracyTextual GenresMultilingualismOral ProductionForeign Languagesletramento acadêmicogêneros textuaisplurilinguismoprodução orallíngua estrangeiraNo contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue.In the context of research internationalization at universities, this article presents part of the results of a course upon the teaching of textual genres of the academic sphere in the French language. Based on the theoretical framework of the Sociodiscursive Interactionism, on the contributions of the Academic Literacy and on the discussions about multilingualism in science, the study analyzes the didactic material and the student’s oral presentations using a comparative approach between the intermediate and the final productions. The results reported a development of students’ language abilities and a consequent contribution to the Academic Literacy in the French Language, in order to build a multilingual science.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/16674810.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 161-1882236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/162692https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/170462Copyright (c) 2020 Linha D'Águahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLousada, Eliane GouveaSilva, Emily CarolineDias, Ana Paula Silva2022-03-25T13:42:18Zoai:revistas.usp.br:article/166748Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:55.520191Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência The Teaching of Oral Presentation in French and its Contribution to Academic Literacy and to The Multilingualism in Science |
title |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
spellingShingle |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência Lousada, Eliane Gouvea Academic Literacy Textual Genres Multilingualism Oral Production Foreign Languages letramento acadêmico gêneros textuais plurilinguismo produção oral língua estrangeira |
title_short |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
title_full |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
title_fullStr |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
title_full_unstemmed |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
title_sort |
O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência |
author |
Lousada, Eliane Gouvea |
author_facet |
Lousada, Eliane Gouvea Silva, Emily Caroline Dias, Ana Paula Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Emily Caroline Dias, Ana Paula Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lousada, Eliane Gouvea Silva, Emily Caroline Dias, Ana Paula Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academic Literacy Textual Genres Multilingualism Oral Production Foreign Languages letramento acadêmico gêneros textuais plurilinguismo produção oral língua estrangeira |
topic |
Academic Literacy Textual Genres Multilingualism Oral Production Foreign Languages letramento acadêmico gêneros textuais plurilinguismo produção oral língua estrangeira |
description |
No contexto da internacionalização das pesquisas nas universidades, este artigo apresenta parte dos resultados de um curso sobre o ensino de gêneros textuais da esfera acadêmica em francês. Com base nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo, nos aportes sobre o Letramento Acadêmico e em considerações sobre o plurilinguismo na ciência, o estudo analisou o material didático proposto e as apresentações orais dos alunos através de uma abordagem comparativa entre produção intermediária e produção final. Os resultados revelam um desenvolvimento das capacidades de linguagem dos estudantes e uma consequente contribuição para o Letramento Acadêmico em francês, visando a construir uma ciência plurilíngue. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748 10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p161-188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/162692 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/166748/170462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Linha D'Água https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 33 n. 2 (2020): Gêneros, tecnologia e multimodalidade: perspectivas para o ensino-aprendizagem de línguas e para a formação de professores; 161-188 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894563069952 |