Discursive capacities development and citizenship in PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Batista, Jeize de Fátima, Paz, Demétrio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072
Resumo: Este artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos.
id USP-36_39c1a1f49b6ed5c284e68b7fe201b427
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185072
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discursive capacities development and citizenship in PIBIDDesenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBIDPortuguese Language classLiterary textReaders’ formationTeaching formationLiteracyAula de Língua PortuguesaTexto literárioFormação de leitoresDocentes em formaçãoLetramentoEste artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos.This paper presents reflections and two activities reports, carried out within PIBID, related to the use of literary texts in Portuguese Language teaching in primary School. Therefore, the theoretical basis used in this work turns primarily to teachers’ training, bearing in mind the relation between PIBID and being a teacher, as well as reading and literature teaching in school. In the activities, priority was given to the use of literary texts as a starting point to deal with the following discursive capacities: reading, interpretation, reflection, analysis and writing. The students read the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, and the short story “As mãos dos pretos”, by Luís Bernardo Honwana. From this experience, the paper concludes that it is possible to propose reading activities using literary texts that contribute to meaning production and promote the process of constitution and humanization of students as subjects.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18507210.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 132-1462236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/177975https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/180480Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Pazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Cecilia Teixeira Batista, Jeize de FátimaPaz, Demétrio Alves2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185072Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.240318Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursive capacities development and citizenship in PIBID
Desenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBID
title Discursive capacities development and citizenship in PIBID
spellingShingle Discursive capacities development and citizenship in PIBID
Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Portuguese Language class
Literary text
Readers’ formation
Teaching formation
Literacy
Aula de Língua Portuguesa
Texto literário
Formação de leitores
Docentes em formação
Letramento
title_short Discursive capacities development and citizenship in PIBID
title_full Discursive capacities development and citizenship in PIBID
title_fullStr Discursive capacities development and citizenship in PIBID
title_full_unstemmed Discursive capacities development and citizenship in PIBID
title_sort Discursive capacities development and citizenship in PIBID
author Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
author_facet Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Batista, Jeize de Fátima
Paz, Demétrio Alves
author_role author
author2 Batista, Jeize de Fátima
Paz, Demétrio Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira
Batista, Jeize de Fátima
Paz, Demétrio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Portuguese Language class
Literary text
Readers’ formation
Teaching formation
Literacy
Aula de Língua Portuguesa
Texto literário
Formação de leitores
Docentes em formação
Letramento
topic Portuguese Language class
Literary text
Readers’ formation
Teaching formation
Literacy
Aula de Língua Portuguesa
Texto literário
Formação de leitores
Docentes em formação
Letramento
description Este artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/177975
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/180480
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Paz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Paz
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 132-146
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894800048128