Discursive capacities development and citizenship in PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos. |
id |
USP-36_39c1a1f49b6ed5c284e68b7fe201b427 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185072 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discursive capacities development and citizenship in PIBIDDesenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBIDPortuguese Language classLiterary textReaders’ formationTeaching formationLiteracyAula de Língua PortuguesaTexto literárioFormação de leitoresDocentes em formaçãoLetramentoEste artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos.This paper presents reflections and two activities reports, carried out within PIBID, related to the use of literary texts in Portuguese Language teaching in primary School. Therefore, the theoretical basis used in this work turns primarily to teachers’ training, bearing in mind the relation between PIBID and being a teacher, as well as reading and literature teaching in school. In the activities, priority was given to the use of literary texts as a starting point to deal with the following discursive capacities: reading, interpretation, reflection, analysis and writing. The students read the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, and the short story “As mãos dos pretos”, by Luís Bernardo Honwana. From this experience, the paper concludes that it is possible to propose reading activities using literary texts that contribute to meaning production and promote the process of constitution and humanization of students as subjects.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18507210.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 132-1462236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/177975https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/180480Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Pazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Ana Cecilia Teixeira Batista, Jeize de FátimaPaz, Demétrio Alves2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185072Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.240318Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID Desenvolvimento de capacidades discursivas e cidadania no PIBID |
title |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
spellingShingle |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira Portuguese Language class Literary text Readers’ formation Teaching formation Literacy Aula de Língua Portuguesa Texto literário Formação de leitores Docentes em formação Letramento |
title_short |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
title_full |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
title_fullStr |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
title_full_unstemmed |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
title_sort |
Discursive capacities development and citizenship in PIBID |
author |
Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira |
author_facet |
Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira Batista, Jeize de Fátima Paz, Demétrio Alves |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Jeize de Fátima Paz, Demétrio Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Ana Cecilia Teixeira Batista, Jeize de Fátima Paz, Demétrio Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Portuguese Language class Literary text Readers’ formation Teaching formation Literacy Aula de Língua Portuguesa Texto literário Formação de leitores Docentes em formação Letramento |
topic |
Portuguese Language class Literary text Readers’ formation Teaching formation Literacy Aula de Língua Portuguesa Texto literário Formação de leitores Docentes em formação Letramento |
description |
Este artigo apresenta reflexões e dois relatos de práticas, oriundos do PIBID, relacionados ao uso de textos literários no ensino de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Assim, a fundamentação teórica que embasa o trabalho volta-se, primeiramente, para a formação de professores, tendo em vista a relação entre o PIBID e o fazer-se docente, assim como o ensino de leitura e de literatura na escola. Nas atividades, priorizou-se a utilização do texto literário como ponto de partida para se trabalharem capacidades discursivas: ler, interpretar, refletir, analisar e produzir textos. Os alunos leram o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, e o conto “As mãos dos pretos”, de Luís Bernardo Honwana. Com a experiência, percebeu-se que é possível propor práticas de leitura de textos literários que favoreçam a produção de sentidos e contribuam para o processo de constituição e humanização dos alunos enquanto sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p132-146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/177975 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185072/180480 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Paz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ana Cecilia Teixeira Gonçalves, Jeize de Fátima Batista, Demétrio Alves Paz https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 132-146 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894800048128 |