Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sargentini, Vanice
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ribeiro, Jocenilson, Souza, Parla Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722
Resumo: Este artigo tem por principal objetivo apresentar um percurso de pesquisa cujo objeto de estudo é o texto misto em materiais didáticos e avaliativos no Brasil. Os estudos vêm sendo desenvolvidos por dois pesquisadores, na pós-graduação stricto sensu desde 2009, que têm procurado responder a algumas questões envolvendo novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Entre as principais questões, fazemos saber aquela que, de certo modo, regem as demais: como os textos constituídos por mais de uma linguagem têm sido abordados nos estudos linguísticos e em materiais de ensino ao longo dos anos no Brasil? O corpus é constituído por livros didáticos, documentos oficiais para a área de LCT (BRASIL, 1994) e provas de sistemas nacionais de avaliação (ENEM/ENADE). A base teórica desses estudos está fundamentada na Análise do Discurso Francesa e em trabalhos de Michel Foucault para a noção de discurso. Nesse sentido, destacamos noções como enunciado, discurso, arquivo, semiologia e materialidades discursivas através dos quais procedemos com as análises. Os estudos apontam para a necessidade de haver um trabalho epistemológico mais elaborado do ponto de vista teórico e metodológico para a leitura de textos imagéticos em contexto escolar a fim de permitir aos alunos a leitura destas linguagens num viés discursivo, evitando uma leitura empirista, ilustrativa ou representacional.
id USP-36_44b6aaa2e0ea591f2212448b5d4d5561
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/47722
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languagesMaterialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagensDiscourse AnalysisHistory of Linguistic IdeasMixed TextImageSemiology.Análise do DiscursoHistória das Ideias Linguísticastexto mistoimagemsemiologia.Este artigo tem por principal objetivo apresentar um percurso de pesquisa cujo objeto de estudo é o texto misto em materiais didáticos e avaliativos no Brasil. Os estudos vêm sendo desenvolvidos por dois pesquisadores, na pós-graduação stricto sensu desde 2009, que têm procurado responder a algumas questões envolvendo novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Entre as principais questões, fazemos saber aquela que, de certo modo, regem as demais: como os textos constituídos por mais de uma linguagem têm sido abordados nos estudos linguísticos e em materiais de ensino ao longo dos anos no Brasil? O corpus é constituído por livros didáticos, documentos oficiais para a área de LCT (BRASIL, 1994) e provas de sistemas nacionais de avaliação (ENEM/ENADE). A base teórica desses estudos está fundamentada na Análise do Discurso Francesa e em trabalhos de Michel Foucault para a noção de discurso. Nesse sentido, destacamos noções como enunciado, discurso, arquivo, semiologia e materialidades discursivas através dos quais procedemos com as análises. Os estudos apontam para a necessidade de haver um trabalho epistemológico mais elaborado do ponto de vista teórico e metodológico para a leitura de textos imagéticos em contexto escolar a fim de permitir aos alunos a leitura destas linguagens num viés discursivo, evitando uma leitura empirista, ilustrativa ou representacional.This article has as the main goal to present a way of research whose the object of investigation is the mixed text in textbooks and evaluations in Brazil. The studies have been conducted by two researchers, in post-graduate studies since 2009, who have sought to answer some questions involving new languages in the Portuguese language teaching. Among these questions there is one that guides the others: how have the texts made up of more than one language been addressed in linguistic studies and in teaching materials over the years in Brazil? The corpus consists of textbooks, official documents for the area of LCT (BRASIL, 1994) and tests of the national evaluation systems (ENEM/ENADE). The theoretical bases of these studies are based on the French Discourse Analysis and Michel Foucault´s studies to the notion of discourse. In this sense, we emphasize notions such as utterance, discourse, archive, semiology and discoursive materialities through which we proceeded with the analysis. The studies highlight the need for an epistemological work more elaborate from the standpoint of theoretical and methodological framework for reading imagistic texts in schools in order to enable students to read these languages in a discursive bias, avoiding an empiricist, illustrative or representational reading.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/4772210.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 203-2262236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722/51456Copyright (c) 2012 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessSargentini, VaniceRibeiro, JocenilsonSouza, Parla Reis2022-03-25T13:47:29Zoai:revistas.usp.br:article/47722Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:41.597912Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
Materialidades discursivas no ensino de língua portuguesa: a pesquisa com novas linguagens
title Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
spellingShingle Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
Sargentini, Vanice
Discourse Analysis
History of Linguistic Ideas
Mixed Text
Image
Semiology.
Análise do Discurso
História das Ideias Linguísticas
texto misto
imagem
semiologia.
title_short Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
title_full Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
title_fullStr Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
title_full_unstemmed Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
title_sort Discursive materialities in portuguese language teaching: the search with new languages
author Sargentini, Vanice
author_facet Sargentini, Vanice
Ribeiro, Jocenilson
Souza, Parla Reis
author_role author
author2 Ribeiro, Jocenilson
Souza, Parla Reis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sargentini, Vanice
Ribeiro, Jocenilson
Souza, Parla Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse Analysis
History of Linguistic Ideas
Mixed Text
Image
Semiology.
Análise do Discurso
História das Ideias Linguísticas
texto misto
imagem
semiologia.
topic Discourse Analysis
History of Linguistic Ideas
Mixed Text
Image
Semiology.
Análise do Discurso
História das Ideias Linguísticas
texto misto
imagem
semiologia.
description Este artigo tem por principal objetivo apresentar um percurso de pesquisa cujo objeto de estudo é o texto misto em materiais didáticos e avaliativos no Brasil. Os estudos vêm sendo desenvolvidos por dois pesquisadores, na pós-graduação stricto sensu desde 2009, que têm procurado responder a algumas questões envolvendo novas linguagens no ensino de língua portuguesa. Entre as principais questões, fazemos saber aquela que, de certo modo, regem as demais: como os textos constituídos por mais de uma linguagem têm sido abordados nos estudos linguísticos e em materiais de ensino ao longo dos anos no Brasil? O corpus é constituído por livros didáticos, documentos oficiais para a área de LCT (BRASIL, 1994) e provas de sistemas nacionais de avaliação (ENEM/ENADE). A base teórica desses estudos está fundamentada na Análise do Discurso Francesa e em trabalhos de Michel Foucault para a noção de discurso. Nesse sentido, destacamos noções como enunciado, discurso, arquivo, semiologia e materialidades discursivas através dos quais procedemos com as análises. Os estudos apontam para a necessidade de haver um trabalho epistemológico mais elaborado do ponto de vista teórico e metodológico para a leitura de textos imagéticos em contexto escolar a fim de permitir aos alunos a leitura destas linguagens num viés discursivo, evitando uma leitura empirista, ilustrativa ou representacional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722
10.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v25i2p203-226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/47722/51456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 25 n. 2 (2012): Estudos Linguísticos e/ou novas linguagens no ensino; 203-226
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893553291264