Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122 |
Resumo: | O presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação. |
id |
USP-36_6bb7ed67479413552e33df3802d57612 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185122 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice LispectorFabulation and reader development: an adventure in The mystery of the thinking rabbit, by Clarice LispectorLeituraEnsinoLiteraturaRecepçãoPrática literáriaReadingTeachingLiteratureReceptionLiterary practiceO presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação.This article discusses the importance of fabulation for reader development in Elementary School, taking into account aspects that guide literary reading with young readers. Fundamental elements of reception and mediation are considered essential factors for a practical approach that meets the desires of the fabulation process. Having as a starting point The mystery of the thinking rabbit, a children’s narrative by Clarice Lispector, the proposed activities promote dialogue with the perception of the need for extensively listening to the reception established by the children, which is understood as a meaningful experience. The trajectories taken in the didactic proposal establish principles that serve this listening, as well as make viable a project of reading that can resignify the teaching and reception of the literary text among developing readers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18512210.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 59-802236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/180647https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/182975Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabakhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaldoino, Adriana Morais de Sousa Tabak, Fani Miranda2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185122Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.360911Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector Fabulation and reader development: an adventure in The mystery of the thinking rabbit, by Clarice Lispector |
title |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
spellingShingle |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector Baldoino, Adriana Morais de Sousa Leitura Ensino Literatura Recepção Prática literária Reading Teaching Literature Reception Literary practice |
title_short |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
title_full |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
title_fullStr |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
title_full_unstemmed |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
title_sort |
Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector |
author |
Baldoino, Adriana Morais de Sousa |
author_facet |
Baldoino, Adriana Morais de Sousa Tabak, Fani Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Tabak, Fani Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baldoino, Adriana Morais de Sousa Tabak, Fani Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Ensino Literatura Recepção Prática literária Reading Teaching Literature Reception Literary practice |
topic |
Leitura Ensino Literatura Recepção Prática literária Reading Teaching Literature Reception Literary practice |
description |
O presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/180647 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/182975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabak https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabak https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 59-80 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894804242432 |