Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldoino, Adriana Morais de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tabak, Fani Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122
Resumo: O presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação.
id USP-36_6bb7ed67479413552e33df3802d57612
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185122
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice LispectorFabulation and reader development: an adventure in The mystery of the thinking rabbit, by Clarice LispectorLeituraEnsinoLiteraturaRecepçãoPrática literáriaReadingTeachingLiteratureReceptionLiterary practiceO presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação.This article discusses the importance of fabulation for reader development in Elementary School, taking into account aspects that guide literary reading with young readers. Fundamental elements of reception and mediation are considered essential factors for a practical approach that meets the desires of the fabulation process. Having as a starting point The mystery of the thinking rabbit, a children’s narrative by Clarice Lispector, the proposed activities promote dialogue with the perception of the need for extensively listening to the reception established by the children, which is understood as a meaningful experience. The trajectories taken in the didactic proposal establish principles that serve this listening, as well as make viable a project of reading that can resignify the teaching and reception of the literary text among developing readers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18512210.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 59-802236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/180647https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/182975Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabakhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBaldoino, Adriana Morais de Sousa Tabak, Fani Miranda2022-03-21T20:18:26Zoai:revistas.usp.br:article/185122Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.360911Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
Fabulation and reader development: an adventure in The mystery of the thinking rabbit, by Clarice Lispector
title Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
spellingShingle Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
Baldoino, Adriana Morais de Sousa
Leitura
Ensino
Literatura
Recepção
Prática literária
Reading
Teaching
Literature
Reception
Literary practice
title_short Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
title_full Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
title_fullStr Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
title_full_unstemmed Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
title_sort Fabulação e formação de leitores: uma aventura em O mistério do coelho pensante, de Clarice Lispector
author Baldoino, Adriana Morais de Sousa
author_facet Baldoino, Adriana Morais de Sousa
Tabak, Fani Miranda
author_role author
author2 Tabak, Fani Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldoino, Adriana Morais de Sousa
Tabak, Fani Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Ensino
Literatura
Recepção
Prática literária
Reading
Teaching
Literature
Reception
Literary practice
topic Leitura
Ensino
Literatura
Recepção
Prática literária
Reading
Teaching
Literature
Reception
Literary practice
description O presente artigo discute a importância da fabulação para a formação de leitores no Ensino Fundamental I, levando em consideração aspectos que norteiam a leitura literária com jovens leitores. Consideram-se elementos fundamentais de recepção e mediação como fatores imprescindíveis a uma possível reflexão prática que atenda aos anseios do processo de fabulação. Partindo da narrativa infantil de Clarice Lispector O mistério do coelho pensante, as atividades propostas dialogam com a percepção da necessidade de uma escuta prolongada da recepção estabelecida pelas crianças e entendida como uma experiência significativa. Os caminhos percorridos na proposta didática estabelecem princípios que atendem a essa escuta, bem como tornam viável um projeto de leitura que possa ressignificar o ensino e a recepção do texto literário com leitores em formação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122
10.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v35i1p59-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/180647
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185122/182975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabak
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adriana Morais de Sousa Baldoíno, Fani Miranda Tabak
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 35 n. 1 (2022): Ensino de leitura literária: reflexões e práticas; 59-80
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221894804242432