"Trouxeste a chave?": a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koschier, Jaqueline Thies da Cruz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5593
Resumo: Esta pesquisa é resultado de uma metodologia centrada no Letramento literário que buscou acolher e, também, ampliar o gosto literário manifestado por jovens leitores e leitoras de 14 a 18 anos, alunos e alunas do IFSul, câmpus Pelotas. Com o intuito de ampliar a comunidade leitora, criou-se o projeto Diários de leitura, mantido durante os anos de 2013 a 2016. Desse projeto pedagógico, realizado nas aulas de Língua portuguesa e literatura, originaram-se 464 exemplares de Diários de leitura, os quais foram produzidos pelos alunos e alunas participantes a partir de obras literárias divididas em dois modelos: obras escolhidas livremente por eles e, também, por leituras orientadas pela professora/pesquisadora, de acordo com os componentes pertinentes ao currículo escolar. Em 2015, essa proposta pedagógica transformou-se em uma pesquisa de doutoramento que procurou estudar a recepção literária desses alunos adolescentes, a fim de averiguar de que maneira os estudantes se aproximaram dos textos literários, tornandose ou não coautores desses textos. Para embasar essa análise proposta, utilizei a teoria da Estética da recepção, sopesando as propostas de Jauss (1994) e Iser (1996,1999). Ponderando, portanto, os horizontes de expectativas dos leitores e das leitoras analisei suas preferências por autores e obras, suas relações com a cultura de massa e com as obras canônicas, com o intuito de investigar os critérios utilizados pelos jovens leitores para definirem suas escolhas literárias, bem como, também, considerei a renovação (ou não) da percepção que esses leitores tinham dos textos literários para verificar se houve ou não alteração no horizonte de expectativas desses leitores. Para fins comparativos, considerando as práticas de leitura, faixa etária dos leitores e leitoras e os títulos mais lidos no Brasil, esse estudo usou como base os dados divulgados pela 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Por fim, para analisar as categorias cognitivas de leitor, utilizei os conceitos da área da Semiótica de Lúcia Santaella (2014). Após a análise dos 464 Diários de leitura, percebi que cada vez se torna mais imprescindível a leitura integral dos textos literários a fim de se formar um leitor literário competente e com capacidade de analisar os elementos da estrutura e da estética literária. Concluí que os alunos e alunas se mantém à mercê das influências comerciais estipuladas pelo mercado livreiro, consumindo os “Mais Vendidos” e sendo fisgados pelos livros seriais e pelas adaptações fílmicas. Todavia, os chamados livros canônicos, quando bem explorados, podem conquistar espaço nas estantes e na formação literária desses jovens leitores.
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Desse projeto pedagógico, realizado nas aulas de Língua portuguesa e literatura, originaram-se 464 exemplares de Diários de leitura, os quais foram produzidos pelos alunos e alunas participantes a partir de obras literárias divididas em dois modelos: obras escolhidas livremente por eles e, também, por leituras orientadas pela professora/pesquisadora, de acordo com os componentes pertinentes ao currículo escolar. Em 2015, essa proposta pedagógica transformou-se em uma pesquisa de doutoramento que procurou estudar a recepção literária desses alunos adolescentes, a fim de averiguar de que maneira os estudantes se aproximaram dos textos literários, tornandose ou não coautores desses textos. Para embasar essa análise proposta, utilizei a teoria da Estética da recepção, sopesando as propostas de Jauss (1994) e Iser (1996,1999). Ponderando, portanto, os horizontes de expectativas dos leitores e das leitoras analisei suas preferências por autores e obras, suas relações com a cultura de massa e com as obras canônicas, com o intuito de investigar os critérios utilizados pelos jovens leitores para definirem suas escolhas literárias, bem como, também, considerei a renovação (ou não) da percepção que esses leitores tinham dos textos literários para verificar se houve ou não alteração no horizonte de expectativas desses leitores. Para fins comparativos, considerando as práticas de leitura, faixa etária dos leitores e leitoras e os títulos mais lidos no Brasil, esse estudo usou como base os dados divulgados pela 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Por fim, para analisar as categorias cognitivas de leitor, utilizei os conceitos da área da Semiótica de Lúcia Santaella (2014). Após a análise dos 464 Diários de leitura, percebi que cada vez se torna mais imprescindível a leitura integral dos textos literários a fim de se formar um leitor literário competente e com capacidade de analisar os elementos da estrutura e da estética literária. Concluí que os alunos e alunas se mantém à mercê das influências comerciais estipuladas pelo mercado livreiro, consumindo os “Mais Vendidos” e sendo fisgados pelos livros seriais e pelas adaptações fílmicas. Todavia, os chamados livros canônicos, quando bem explorados, podem conquistar espaço nas estantes e na formação literária desses jovens leitores.This research is the result of a methodology centered on literary literacy that sought to embrace and also broaden the literary taste expressed by young readers from 14 to 18 years old, IFSul students, Pelotas Campus. In order to broaden the reading community, the Reading Diaries project was created, which was maintained from 2013 to 2016. From this pedagogical project, carried out in Portuguese Language and Literature classes, 464 copies of Reading Diaries were created. which were produced by the participating students from literary works divided into two models: works freely chosen by them and also by readings guided by the teacher, according to the pertinent components of the school curriculum. In 2015, this pedagogical proposal turned into a PhD research that sought to study the literary reception of these adolescent students, in order to ascertain how the students approached the literary texts, becoming or not co-authors of these texts. To support this proposed analysis, I used the theory of Aesthetics of Reception, weighing the proposals of Jauss (1994) and Iser (1996,1999). Considering, therefore, the horizons of readers' expectations, I analyzed their preferences for authors and works, their relations with mass culture and canonical works, in order to investigate the criteria used by young readers to define their literary choices. I also considered the renewal (or not) of these readers' perceptions of literary texts to verify whether or not there was a change in the horizon of expectations of these readers. For comparative purposes, considering reading practices, age group of readers and the most widely read titles in Brazil, this study was based on data released by the 4th edition of the Portraits of Reading survey in Brazil. Finally, to analyze the cognitive categories of readers, I used the concepts of the area of Semiotics of Lucia Santaella (2014). After analyzing the 464 Reading Diaries, I realized that the full reading of literary texts is becoming increasingly essential in order to form a competent literary reader capable of analyzing the elements of literary structure and aesthetics. I concluded that the students remain at the mercy of the commercial influences stipulated by the book market, consuming the “Best Sellers” and being hooked by serial books and film adaptations. However, the socalled canonical books, when well explored, can gain space in the bookshelves and literary formation of these young readers.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoLetramento literárioEducação literáriaDiário de leituraEnsino de literaturaRecepção literáriaPráticas de leituraEducationLiterary literacyLiterary educationReading diaryLiterature teachingLiterary receptionReading practices"Trouxeste a chave?": a recepção das obras literárias nos diários de leitura de leitores e leitoras adolescentes do Ensino Médio Integrado do IFSul (Pelotas- RS)."Did you bring the key?": The reception of literary works in the reading diaries of teenagers and readers of the Integrated High School of IFSul (Pelotas-RS).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8363734915103632http://lattes.cnpq.br/5179048135412088Peres, Eliane TeresinhaKoschier, Jaqueline Thies da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdf.txtJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdf.txtExtracted texttext/plain457382http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5593/6/Jaqueline%20Thies%20da%20Cruz%20Koschier.pdf.txt5b200e4159d92953b6c1a3aafd5dba4bMD56open accessTHUMBNAILJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdf.jpgJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1431http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5593/7/Jaqueline%20Thies%20da%20Cruz%20Koschier.pdf.jpg83dec5c82ebac7881347a369399a25c2MD57open accessORIGINALJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdfJaqueline Thies da Cruz Koschier.pdfapplication/pdf8146359http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5593/1/Jaqueline%20Thies%20da%20Cruz%20Koschier.pdf335b2d73fe9f61797ffa30281bcda081MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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