A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosilene Fernandes da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733
Resumo: Esta pesquisa objetiva verificar como os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande interagem com os textos poéticos que lhes são oferecidos para estudo. Este trabalho tem como prioridade favorecer uma educação para a formação cultural e humana do aluno por meio do texto literário. Para isso, consideramos a importância de uma proposta de ensino que priorize a fruição estética do texto, através do despertar da sensibilidade, da criatividade e do senso crítico. Nesse sentido, a pesquisa foi fundamentada no método recepcional, que exige um trabalho de intensa interação entre professor e aluno, porque pressupõe que todo conhecimento novo só pode ser assimilado a partir do resgate das informações que o indivíduo já possui sobre o que a ele está sendo apresentado. As categorias que constituíram o eixo da pesquisa foram: leitura literária, prática pedagógica e recepção de poesia. Os dados desta pesquisa nos permitem afirmar que, quando bem direcionado, o trabalho com os textos poéticos pode se descobrir uma atividade prazerosa para os alunos. Neste sentido, a concretização da leitura de poesia pelos alunos, em sala de aula, poderá contribuir para que eles, compreendendo o seu sentido, possam compreender a si próprios, passando a desenvolver suas próprias experiências no ato da leitura e, como conseqüência, suas habilidades como leitores.
id UEPB_5486349e3d808bcb56f1d9d0b38e1bea
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1733
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOA POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOA POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNOEducação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.CNPQ::CIENCIAS HUMANASEsta pesquisa objetiva verificar como os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande interagem com os textos poéticos que lhes são oferecidos para estudo. Este trabalho tem como prioridade favorecer uma educação para a formação cultural e humana do aluno por meio do texto literário. Para isso, consideramos a importância de uma proposta de ensino que priorize a fruição estética do texto, através do despertar da sensibilidade, da criatividade e do senso crítico. Nesse sentido, a pesquisa foi fundamentada no método recepcional, que exige um trabalho de intensa interação entre professor e aluno, porque pressupõe que todo conhecimento novo só pode ser assimilado a partir do resgate das informações que o indivíduo já possui sobre o que a ele está sendo apresentado. As categorias que constituíram o eixo da pesquisa foram: leitura literária, prática pedagógica e recepção de poesia. Os dados desta pesquisa nos permitem afirmar que, quando bem direcionado, o trabalho com os textos poéticos pode se descobrir uma atividade prazerosa para os alunos. Neste sentido, a concretização da leitura de poesia pelos alunos, em sala de aula, poderá contribuir para que eles, compreendendo o seu sentido, possam compreender a si próprios, passando a desenvolver suas próprias experiências no ato da leitura e, como conseqüência, suas habilidades como leitores.The objective of this research is to see how Lower Middle Government School students in Campina Grande interact with the literary texts, especially poems, which are taught to them at this level. We prefer to defend a sort of education through literary texts which is for the cultural and humanistic formation of the students. To do so, we look at the importance of teaching proposal which, by raising the sensibility, creativity and critical aptitude, gives priority to the esthetic aspect of the text. From this point of view, our research based on the reception method that demands a work with profound interaction between student and teacher because we assume that all new knowledge can be well assimilated by bringing up the information that an individual already has about the subject. To fulfill our objective the research focused specifically on literary reading, teaching practices and the reception of a poem. The result of present research shows that the teaching of poem, when well directed, can help students to see it as an enjoyable activity. From this point of view, we also find that concentration on reading (both loud and silent) of a poem by students helps them to understand its meaning better by aking it an experience of their own and see the poem in a new light as a consequence of their own reading ability.Universidade Estadual da ParaíbaEducação, Linguagem e Cultura; Políticas SociaisBRUEPBMestrado Interdisciplinar em Ciências da SociedadeSwarnakar, SudhaCPF:41446399400http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completoNóbrega, Maria Marta dos Santos Silva dahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706890A6Garcia, Acácia Maria CostaCPF:05695864534http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1Silva, Rosilene Fernandes da2015-09-25T12:19:03Z2009-05-152007-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T14:06:13Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T14:06:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
title A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
spellingShingle A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
Silva, Rosilene Fernandes da
Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
title_full A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
title_fullStr A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
title_full_unstemmed A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
title_sort A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO
author Silva, Rosilene Fernandes da
author_facet Silva, Rosilene Fernandes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Swarnakar, Sudha
CPF:41446399400
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completo
Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva da
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706890A6
Garcia, Acácia Maria Costa
CPF:05695864534
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosilene Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esta pesquisa objetiva verificar como os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande interagem com os textos poéticos que lhes são oferecidos para estudo. Este trabalho tem como prioridade favorecer uma educação para a formação cultural e humana do aluno por meio do texto literário. Para isso, consideramos a importância de uma proposta de ensino que priorize a fruição estética do texto, através do despertar da sensibilidade, da criatividade e do senso crítico. Nesse sentido, a pesquisa foi fundamentada no método recepcional, que exige um trabalho de intensa interação entre professor e aluno, porque pressupõe que todo conhecimento novo só pode ser assimilado a partir do resgate das informações que o indivíduo já possui sobre o que a ele está sendo apresentado. As categorias que constituíram o eixo da pesquisa foram: leitura literária, prática pedagógica e recepção de poesia. Os dados desta pesquisa nos permitem afirmar que, quando bem direcionado, o trabalho com os textos poéticos pode se descobrir uma atividade prazerosa para os alunos. Neste sentido, a concretização da leitura de poesia pelos alunos, em sala de aula, poderá contribuir para que eles, compreendendo o seu sentido, possam compreender a si próprios, passando a desenvolver suas próprias experiências no ato da leitura e, como conseqüência, suas habilidades como leitores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-09
2009-05-15
2015-09-25T12:19:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais
BR
UEPB
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709208740167680