Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229 |
Resumo: | Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados. |
id |
USP-36_6cfe13e9811eb9ddaa70a237d531a844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185229 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching readingRelações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leituraProficiência leitoraRendimento escolarMetacogniçãoEstratégias de leituraEnsino médioReading proficiencySchool performanceMetacognitionReading strategiesHigh schoolAvaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.Large-scale evaluations indicate that it is still necessary to act in favor of the development of reading skills in Brazil. In this context, teaching metacognitive reading strategies can offer important contributions. Thus, this study aims to understand what are the observable correlations between the deployment of metacognitive reading strategies and school performance, from a sociocognitive perspective. To this end, a scale of reading strategies was applied to high school students ranging from low to high performance, comparing the results. The research showed that high performance students use more reading strategies than low performance students, a result that corroborates that metacognition, reading and school performance are interrelated factors. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18522910.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 27-442236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/177972https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/180475Copyright (c) 2021 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Thiago Loyola Franco, Anne Caroline Lima Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Clara Maciel de AraújoFranco, Thiago LoyolaCampos, Anne Caroline Lima2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185229Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.873764Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura |
title |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
spellingShingle |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Proficiência leitora Rendimento escolar Metacognição Estratégias de leitura Ensino médio Reading proficiency School performance Metacognition Reading strategies High school |
title_short |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
title_full |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
title_fullStr |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
title_full_unstemmed |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
title_sort |
Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading |
author |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo |
author_facet |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Franco, Thiago Loyola Campos, Anne Caroline Lima |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Thiago Loyola Campos, Anne Caroline Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo Franco, Thiago Loyola Campos, Anne Caroline Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proficiência leitora Rendimento escolar Metacognição Estratégias de leitura Ensino médio Reading proficiency School performance Metacognition Reading strategies High school |
topic |
Proficiência leitora Rendimento escolar Metacognição Estratégias de leitura Ensino médio Reading proficiency School performance Metacognition Reading strategies High school |
description |
Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/177972 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/180475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 27-44 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892135616512 |