Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Franco, Thiago Loyola, Campos, Anne Caroline Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229
Resumo: Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.
id USP-36_6cfe13e9811eb9ddaa70a237d531a844
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185229
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching readingRelações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leituraProficiência leitoraRendimento escolarMetacogniçãoEstratégias de leituraEnsino médioReading proficiencySchool performanceMetacognitionReading strategiesHigh schoolAvaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.Large-scale evaluations indicate that it is still necessary to act in favor of the development of reading skills in Brazil. In this context, teaching metacognitive reading strategies can offer important contributions. Thus, this study aims to understand what are the observable correlations between the deployment of metacognitive reading strategies and school performance, from a sociocognitive  perspective. To this end, a scale of reading strategies was applied to high school students ranging from low to high performance, comparing the results. The research showed that high performance students use more reading strategies than low performance students, a result that corroborates that metacognition, reading and school performance are interrelated factors.  Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/18522910.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 27-442236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/177972https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/180475Copyright (c) 2021 Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Thiago Loyola Franco, Anne Caroline Lima Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Maria Clara Maciel de AraújoFranco, Thiago LoyolaCampos, Anne Caroline Lima2022-03-25T13:40:27Zoai:revistas.usp.br:article/185229Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:58.873764Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
Relações entre estratégias metacognitivas de leitura e desempenho escolar: possibilidades para o ensino de leitura
title Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
spellingShingle Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Proficiência leitora
Rendimento escolar
Metacognição
Estratégias de leitura
Ensino médio
Reading proficiency
School performance
Metacognition
Reading strategies
High school
title_short Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
title_full Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
title_fullStr Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
title_full_unstemmed Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
title_sort Relationships between metacognitive reading strategies and school performance: possibilities for teaching reading
author Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
author_facet Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Franco, Thiago Loyola
Campos, Anne Caroline Lima
author_role author
author2 Franco, Thiago Loyola
Campos, Anne Caroline Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Clara Maciel de Araújo
Franco, Thiago Loyola
Campos, Anne Caroline Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Proficiência leitora
Rendimento escolar
Metacognição
Estratégias de leitura
Ensino médio
Reading proficiency
School performance
Metacognition
Reading strategies
High school
topic Proficiência leitora
Rendimento escolar
Metacognição
Estratégias de leitura
Ensino médio
Reading proficiency
School performance
Metacognition
Reading strategies
High school
description Avaliações em larga escala indicam que ainda é preciso atuar em prol do desenvolvimento de habilidades de leitura no Brasil. Nesse contexto, o ensino de estratégias metacognitivas de leitura pode oferecer importantes contribuições. Assim, este estudo objetiva delinear quais são as relações entre a mobilização de estratégias metacognitivas de leitura e o desempenho escolar, sob uma perspectiva sociocognitiva. Para tanto, aplicou-se uma escala de estratégias de leitura a estudantes do Ensino Médio com alto e baixo desempenho escolar, comparando-se os resultados. A pesquisa demonstra que estudantes com alto desempenho escolar utilizam-se de mais estratégias de leitura que alunos com baixo desempenho, o que corrobora o entendimento de que metacognição, leitura e desempenho escolar são fatores interrelacionados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229
10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v34i3p27-44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/177972
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/185229/180475
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 34 n. 3 (2021): O ensino de leitura em diferentes perspectivas; 27-44
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221892135616512