Uma análise da organização retórica do gênero resenha literária em blogs pessoais
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/220063 |
Resumo: | O avanço tecnológico permitiu o surgimento de novas linguagens e novos gêneros. No âmbito digital, o blog é considerado um hipergênero que permite a publicação de outros gêneros, como é o caso da resenha literária. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização retórica de resenhas literárias publicadas em blogs, com base no modelo Create a Research Space (CARS) do pesquisador Swales (1990), e na adaptação desse modelo realizada por Bezerra (2017). Além disso, também é objetivo desta pesquisa perceber como a categoria apreciação, do subsistema atitude – sistema de avaliatividade – evidencia a apreciação do resenhista no momento de avaliar a obra, fundamentando-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a partir de Martin e White (2005). Esta pesquisa se embasa na perspectiva de gênero como ação social, desenvolvida por Miller (2008), considerando, também, pesquisadores como Bakhtin (2016), Bonini (2011) e Motta-Roth (1995), para discussão dos gêneros textuais/discursivos. A pesquisa é descritiva e interpretativista, com caráter qualitativo, e o corpus é constituído por 10 resenhas literárias escritas em inglês e consultadas em blogs pessoais. Os resultados apontam que as resenhas literárias são instanciadas por textos nos quais a escrita permite tanto a norma padrão quanto a forma coloquial. Constatou-se, também, uma nova subunidade retórica “informar sobre/descrever personagens” quanto ao desenvolvimento do gênero pesquisado. |
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Uma análise da organização retórica do gênero resenha literária em blogs pessoaisA rhetorical analysis of the literary review genre in personal blogsResenhas literáriasGêneros textuaisBlogsApreciaçãoLiterary reviewsTextual genresBlogsAppreciationO avanço tecnológico permitiu o surgimento de novas linguagens e novos gêneros. No âmbito digital, o blog é considerado um hipergênero que permite a publicação de outros gêneros, como é o caso da resenha literária. Este trabalho tem como objetivo analisar a organização retórica de resenhas literárias publicadas em blogs, com base no modelo Create a Research Space (CARS) do pesquisador Swales (1990), e na adaptação desse modelo realizada por Bezerra (2017). Além disso, também é objetivo desta pesquisa perceber como a categoria apreciação, do subsistema atitude – sistema de avaliatividade – evidencia a apreciação do resenhista no momento de avaliar a obra, fundamentando-se na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a partir de Martin e White (2005). Esta pesquisa se embasa na perspectiva de gênero como ação social, desenvolvida por Miller (2008), considerando, também, pesquisadores como Bakhtin (2016), Bonini (2011) e Motta-Roth (1995), para discussão dos gêneros textuais/discursivos. A pesquisa é descritiva e interpretativista, com caráter qualitativo, e o corpus é constituído por 10 resenhas literárias escritas em inglês e consultadas em blogs pessoais. Os resultados apontam que as resenhas literárias são instanciadas por textos nos quais a escrita permite tanto a norma padrão quanto a forma coloquial. Constatou-se, também, uma nova subunidade retórica “informar sobre/descrever personagens” quanto ao desenvolvimento do gênero pesquisado.Technological advancements have enabled the emergence of new languages and new genres. In the digital realm, the blog is considered a hypergenre that facilitates the publication of other genres, such as the literary review. This study aims to analyze the rhetorical organization of literary reviews published in blogs, based on the Create a Research Space (CARS) model proposed by Swales (1990) and its adaptation by Bezerra (2017). Additionally, this research seeks to examine how the appreciation category, part of the attitude subsystem – within the appraisal system – reflects the reviewer's evaluation of the work, grounded in Systemic Functional Linguistics (SFL) as established by Martin and White (2005). This study is based on the perspective of genre as social action, developed by Miller (2008), and also draws upon the works of scholars such as Bakhtin (2016), Bonini (2011), and Motta-Roth (1995) for discussions on textual/discursive genres. The research is descriptive and interpretative in nature, with a qualitative approach, and the corpus comprises 10 literary reviews written in English and published in personal blogs. The results indicate that literary reviews are instantiated by texts in which both formal and colloquial writing styles are employed. A new rhetorical subunit, "informing about/describing characters," was also identified in the development of the analyzed genre.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2024-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/22006310.11606/issn.2236-4242.v37i3p28-49Linha D'Água; v. 37 n. 3 (2024): Linguagem/linguagens em estudos textuais, enunciativos e discursivos; 28-492236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/220063/208790Copyright (c) 2024 Maria Eduarda Diógenes de Araújo, Wellington Vieira Mendes, Assidia Maria Soares Alves Parnaíbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Maria Eduarda Diógenes deMendes, Wellington VieiraParnaíba, Assidia Maria Soares Alves2024-10-01T14:36:36Zoai:revistas.usp.br:article/220063Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-10-01T14:36:36Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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