Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213 |
Resumo: | Este artigo investiga as (des) construções do imaginário de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em gradua- ção de Direito, olhando para as vertentes de ensino e os saberes linguísticos mobilizados, à luz da Análise de Discurso (AD) da escola francesa, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). A partir de arquivo documental-institucional do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, abarcando as alterações do Projeto Pedagógico deste curso, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos. A materialidade linguística que emergiu do corpus trouxe indícios de que há ecos e ressonâncias do imaginário de língua da historicidade do ensino de língua e da constituição do Ensino Superior no Brasil, de mais de dois séculos. Consideramos relevante que professores de Língua Portuguesa conheçam as práticas pedagógicas norteadas pela legislação, em distintos momentos históricos, bem como a ideologia que as sustentam, de forma a contribuir acerca das reflexões em torno do discurso sobre (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização. |
id |
USP-36_8106e580824d2355d6d9550e657d8d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/112213 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de DireitoDiscurse on Portuguese Language Teaching at University: Points to the Imaginary of Portuguese Teaching in Law Undergraduate CoursesDiscourse AnalysisLanguage’s imaginaryPortuguese Teaching in Law DegreeImaginary languageMemory.Ensino de língua portuguesa em graduação de Direitoimaginário de língualíngua imagináriamemóriaAnálise de discurso.Este artigo investiga as (des) construções do imaginário de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em gradua- ção de Direito, olhando para as vertentes de ensino e os saberes linguísticos mobilizados, à luz da Análise de Discurso (AD) da escola francesa, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). A partir de arquivo documental-institucional do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, abarcando as alterações do Projeto Pedagógico deste curso, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos. A materialidade linguística que emergiu do corpus trouxe indícios de que há ecos e ressonâncias do imaginário de língua da historicidade do ensino de língua e da constituição do Ensino Superior no Brasil, de mais de dois séculos. Consideramos relevante que professores de Língua Portuguesa conheçam as práticas pedagógicas norteadas pela legislação, em distintos momentos históricos, bem como a ideologia que as sustentam, de forma a contribuir acerca das reflexões em torno do discurso sobre (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização.This article studies the discourse about (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) the teaching of Portuguese in Higher Education in Law undergraduate courses, with the bond of theoretical assumptions of Discourse Analysis of Peuchet’s French strand in dialogue with Linguistic Ideas History: a path that provides an analysis of the language’s imaginary, issues of education and language knowledge organized in higher education. Starting at documentary-institutional file, memorandum books of curriculum components of Portuguese Language are analyzed through the study of the Law Course Creation Project of the Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê, in 2000, the year of creation of the course, until 2013, and also encompasses the study of reformulations on the Project and Pedagogical Degree Plan. These documents constitute this research corpus and assist the understanding of the language knowledge that work in formulating Portuguese curriculum components. Regarding the curriculum components’ memorandum books of language teaching through the discursive functioning presented in linguistic materiality, it is observed that they are not self-excluding and which points to the imaginary of Portuguese teaching. Several aspects and issues emerge, assisting to deepen the debate about the discourse on Portuguese teaching in higher education and its modes of discipline.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/11221310.11606/issn.2236-4242.v29i1p225-242Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 225-2422236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213/115026https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213/146259Copyright (c) 2016 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Mary Neiva Surdi daLorenset, Rossaly Beatriz Chioquetta2022-03-25T13:45:25Zoai:revistas.usp.br:article/112213Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:48.610143Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito Discurse on Portuguese Language Teaching at University: Points to the Imaginary of Portuguese Teaching in Law Undergraduate Courses |
title |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
spellingShingle |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito Luz, Mary Neiva Surdi da Discourse Analysis Language’s imaginary Portuguese Teaching in Law Degree Imaginary language Memory. Ensino de língua portuguesa em graduação de Direito imaginário de língua língua imaginária memória Análise de discurso. |
title_short |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
title_full |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
title_fullStr |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
title_full_unstemmed |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
title_sort |
Discurso sobre ensino de língua portuguesa na universidade: as (des)construções do imaginário de ensino de língua em graduação de Direito |
author |
Luz, Mary Neiva Surdi da |
author_facet |
Luz, Mary Neiva Surdi da Lorenset, Rossaly Beatriz Chioquetta |
author_role |
author |
author2 |
Lorenset, Rossaly Beatriz Chioquetta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Mary Neiva Surdi da Lorenset, Rossaly Beatriz Chioquetta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discourse Analysis Language’s imaginary Portuguese Teaching in Law Degree Imaginary language Memory. Ensino de língua portuguesa em graduação de Direito imaginário de língua língua imaginária memória Análise de discurso. |
topic |
Discourse Analysis Language’s imaginary Portuguese Teaching in Law Degree Imaginary language Memory. Ensino de língua portuguesa em graduação de Direito imaginário de língua língua imaginária memória Análise de discurso. |
description |
Este artigo investiga as (des) construções do imaginário de ensino de Língua Portuguesa no Ensino Superior em gradua- ção de Direito, olhando para as vertentes de ensino e os saberes linguísticos mobilizados, à luz da Análise de Discurso (AD) da escola francesa, em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL). A partir de arquivo documental-institucional do Curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc – Xanxerê, em 2000, ano da criação do curso, até 2013, abarcando as alterações do Projeto Pedagógico deste curso, analisam-se os ementários dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e nomenclaturas congêneres de Português Aplicado ao Direito e Produção de Textos. A materialidade linguística que emergiu do corpus trouxe indícios de que há ecos e ressonâncias do imaginário de língua da historicidade do ensino de língua e da constituição do Ensino Superior no Brasil, de mais de dois séculos. Consideramos relevante que professores de Língua Portuguesa conheçam as práticas pedagógicas norteadas pela legislação, em distintos momentos históricos, bem como a ideologia que as sustentam, de forma a contribuir acerca das reflexões em torno do discurso sobre (MARIANI, 1998; ORLANDI, 2008; VENTURINI, 2009) o ensino de Língua Portuguesa na Educação Superior e seus modos de disciplinarização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213 10.11606/issn.2236-4242.v29i1p225-242 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v29i1p225-242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213/115026 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/112213/146259 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 29 n. 1 (2016): Discurso, memória e ensino; 225-242 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221894026199040 |