Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964 |
Resumo: | Neste artigo, objetivamos, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de filiação pecheutiana, realizar uma experimentação teórico-analítica sobre a concepção de argumentação e, assim procedendo, apresentar consequências para o trabalho com texto(s) no processo de ensino da argumentação. Para tanto, de início, trabalhamos um modo de inscrição da concepção de argumentação na Análise de Discurso e, na sequência, analisamos uma seleção de textos, a fim de expor um modo discursivo de ensinar argumentação no trabalho com texto(s). Com base nesse trabalho e nas análises, compreendemos que o ensino de argumentação, na perspectiva discursiva, requer tanto do professor quanto do aluno a exposição a um tipo de trabalho com o texto no qual possam experimentar, se colocar corpo a corpo com a linguagem, de tal modo a deslocarem-se da função comunicativa do texto para o seu funcionamento estruturado pelo trabalho simbólico da ideologia. |
id |
USP-36_82ff421d529d69f136b2d35ddfab7c3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/209964 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensinoArgumentation from a discursive perspective: implications for teachingArgumentaçãoEnsinoDiscursoTextoIdeologiaArgumentationTeachingDiscourseTextIdeologyNeste artigo, objetivamos, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de filiação pecheutiana, realizar uma experimentação teórico-analítica sobre a concepção de argumentação e, assim procedendo, apresentar consequências para o trabalho com texto(s) no processo de ensino da argumentação. Para tanto, de início, trabalhamos um modo de inscrição da concepção de argumentação na Análise de Discurso e, na sequência, analisamos uma seleção de textos, a fim de expor um modo discursivo de ensinar argumentação no trabalho com texto(s). Com base nesse trabalho e nas análises, compreendemos que o ensino de argumentação, na perspectiva discursiva, requer tanto do professor quanto do aluno a exposição a um tipo de trabalho com o texto no qual possam experimentar, se colocar corpo a corpo com a linguagem, de tal modo a deslocarem-se da função comunicativa do texto para o seu funcionamento estruturado pelo trabalho simbólico da ideologia.In this article, within the theoretical-methodological framework of Pecheutian Discourse Analysis, we aim to carry out a theoretical-analytical experiment on the conception of argumentation and, in doing so, present consequences for working with text(s) in the process of argumentation teaching. Initially, we endeavored to integrate the concept of argumentation into Discourse Analysis; then, we analyzed a selection of texts to expose a discursive approach teaching argumentation when working with text(s). Based on this work and on the analyses, we contend that the teaching of argumentation, from a discursive perspective, requires both the teacher and the student to be exposed to a type of work with the text in which they can experiment to relate themselves in a hand-to-hand way with language, in such a way as to move from the communicative function of the text to its functioning structured by the symbolic work of ideology.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/20996410.11606/issn.2236-4242.v36i3p293-320Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 293-3202236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964/201991https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964/203175Copyright (c) 2023 Eduardo Alves Rodrigues, Carmen Lucia Hernandes Agustinihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Eduardo AlvesAgustini, Carmen Lucia Hernandes2024-03-02T14:39:49Zoai:revistas.usp.br:article/209964Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2024-03-02T14:39:49Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino Argumentation from a discursive perspective: implications for teaching |
title |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
spellingShingle |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino Rodrigues, Eduardo Alves Argumentação Ensino Discurso Texto Ideologia Argumentation Teaching Discourse Text Ideology |
title_short |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
title_full |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
title_fullStr |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
title_full_unstemmed |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
title_sort |
Argumentação em perspectiva discursiva: implicações para o ensino |
author |
Rodrigues, Eduardo Alves |
author_facet |
Rodrigues, Eduardo Alves Agustini, Carmen Lucia Hernandes |
author_role |
author |
author2 |
Agustini, Carmen Lucia Hernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Eduardo Alves Agustini, Carmen Lucia Hernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Ensino Discurso Texto Ideologia Argumentation Teaching Discourse Text Ideology |
topic |
Argumentação Ensino Discurso Texto Ideologia Argumentation Teaching Discourse Text Ideology |
description |
Neste artigo, objetivamos, a partir do quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de filiação pecheutiana, realizar uma experimentação teórico-analítica sobre a concepção de argumentação e, assim procedendo, apresentar consequências para o trabalho com texto(s) no processo de ensino da argumentação. Para tanto, de início, trabalhamos um modo de inscrição da concepção de argumentação na Análise de Discurso e, na sequência, analisamos uma seleção de textos, a fim de expor um modo discursivo de ensinar argumentação no trabalho com texto(s). Com base nesse trabalho e nas análises, compreendemos que o ensino de argumentação, na perspectiva discursiva, requer tanto do professor quanto do aluno a exposição a um tipo de trabalho com o texto no qual possam experimentar, se colocar corpo a corpo com a linguagem, de tal modo a deslocarem-se da função comunicativa do texto para o seu funcionamento estruturado pelo trabalho simbólico da ideologia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964 10.11606/issn.2236-4242.v36i3p293-320 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v36i3p293-320 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964/201991 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/209964/203175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eduardo Alves Rodrigues, Carmen Lucia Hernandes Agustini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eduardo Alves Rodrigues, Carmen Lucia Hernandes Agustini https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 36 n. 3 (2023): Ensino de Argumentação; 293-320 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221892028661760 |