Representations of the advertisement acting: textual-linguistic description of the agentive instances

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rosalice Botelho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261
Resumo: Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos.
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spelling Representations of the advertisement acting: textual-linguistic description of the agentive instancesRepresentações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivasinteracionaismo sociodiscursivogêneros textuaisinstâncias agentivasníveis de atorialidade.Socio-Discursive InteractionismText GenresAgentive InstancesLevels of Actoriality.Este estudo, baseado na perspectiva teórica do Interacionismo Socio-discursivo, centra-se no estudo do papel de algumas instâncias agentivas no gênero textual anúncio publicitário. Primeiramente, objetiva mostrar que o papel destes agentes é diferente conforme o tipo de agir e a prática social em que estes se inserem, podendo vir a ser materializados distintamente neste gênero textual. Em segundo lugar, visa a mostrar que, de acordo com a atividade a que este gênero se interliga, pode-se imaginar a existência de diferentes níveis de atorialidade. Este artigo baseia-se na análise de alguns exemplares do gênero textual anúncio publicitário que circularam em Portugal de 2007 a 2011. Uns exemplos provêm da atividade de benemerência, enquanto que os outros são originários da atividade de produção e comercialização de vinhos.This study, based on the framework of Sociodiscursive Interactionism, is focused on the role of some agentive instances in text genre advertisements. Firstly, it aims at demonstrating that depending on the acting and social practices, the role of these agents is different and it can be distinctly materialized in these text genres. Secondly, it will show that according to different activities linked to these genres, one can imagine the existence of different levels of “actoriality”. This article is based on the analysis of some examples of text genre advertisements that were in circulation in Portugal from 2007 to 2011. Some examples come from the non-profitable activity, while the others are taken from the activity of production and marketing of wine.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/6426110.11606/issn.2236-4242.v26i2p221-240Linha D'Água; v. 26 n. 2 (2013): Análise de textos e discursos; 221-2402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/64261/71561Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Rosalice BotelhoTeixeira, Carla2022-03-25T13:46:56Zoai:revistas.usp.br:article/64261Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:43.558775Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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Representações do agir publicitário: descrição linguístico textual das instâncias agentivas
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Pinto, Rosalice Botelho
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